sábado, 27 de outubro de 2012

Das coisas que eu já cansei



Clarice Falcão - Uma canção sobre amor, ah o amor...

Já me cansei de um monte de coisas, inclusive de algumas que ainda não fiz. Bungee Jump, por exemplo. Cansei de bumgee-jump. Não consigo mais me imaginar prendendo os tornozelos numa corda elástica e pulando de uma ponte a 400 metros de altura. Fico cansado só de imaginar as fivelas nos tornozelos, hoje em dia não passo daí. Mas antigamente eu pensava até bem mais longe. Eu me via respirando bem fundo debaixo do capacete. Eu até mesmo olhava para baixo, na beirada daquela ponte imaginária e via o riacho passar bem fininho lá no fundo. Podia fechar os olhos e me concentrar na batida do coração, depois respirar bem fundo e deixar o corpo cair. Nessa hora, na minha mente, eu ficava em dúvida sobre abrir os braços ou não. Tem gente que pula com os braços cruzados, as mãos praticamente segurando os ombros. Outras pessoas abrem os braços como se fossem asas e inclinam as mãos, como se fosse possível alterar a direção do vôo com apenas uma pequena mudança de posição da ponta dos dedos. Seja como for, parece haver uma preferência em mergulhar de cabeça no bungee-jump, mas hoje em dia não consigo mais pensar nisso, cansei.

Também estou cansado de pensar em asa delta. É muito demorado e é preciso chegar bem cedo aos lugares onde se pratica asa delta. Houve uma época em que para mim não parecia loucura ficar preso ao um triângulo de alumínio e lona e flutuar a 500 metros de altura, mas hoje isso também me cansa. Uma vez quase saltei, preso a um instrutor. Na hora h, olhando para o precipício, amarelei total e não consegui dar um só passo. O sujeito fingiu que entendeu, as outras pessoas na área também simularam e houve até alguém que disse que era comum aquilo acontecer. Seja como for, cansei de asa delta.

Mergulhar também me cansa. Nunca mergulhei, é verdade, a desculpa de ser míope sempre falou mais alto. Pô, eu só conseguiria enxergar os peixes e os corais que encostassem no meu nariz. Também sempre me aterrorizou a idéia de subir rápido demais e ficar doente, sem falar nas moréias. Tenho pavor de moréias. Pode ser das pequenas. Na última vez em que estivemos na Bahia, as crianças encontraram uma pequena moréia presa nos recifes. Todo mundo se aproximou, viu de perto, teve até alguém que encostou o dedo na moréia. Eu mantive uma distância prudente de dez metros. Então, esse negócio de mergulhar me dá uma canseira danada, não é comigo.

Mas hoje fiquei olhando um tempão uns caras tentando aprender ski aquático. Pareceu bem interessante como o calor que vem fazendo. E simples. Os caras na lancha puxam você por uma corda. Você só precisa segurar firme e manter os dois pés presos num pranchão. Caso você erre, cai dentro dágua. Pô, me pareceu bom demais.

Nenhum comentário:

Frase do dia