segunda-feira, 8 de outubro de 2012
É jabuticaba da casa
Adele - I'll be Waiting
A jabuticaba está coberta de flores, prenúncio de uma grande safra também neste ano. No ano passado colhi pelo menos uns 15 quilos, fora o que caiu no chão. Congelamos uns dois quilos e minha mulher fez geléias. Também fez uma calda de jabuticabas para tomar com sorvete que ficou deliciosa. Presenteei vários amigos e parentes com os frutos e também distribuí alguns para dois vizinhos. Nem assim um deles se tornou mais simpático. Talvez não goste de jabuticabas, vai saber. Desconfio de quem não gosta de jabuticabas. E entendo perfeitamente quem tem loucura pela fruta.
No ano passado, duas tias vieram nos visitar na época das jabuticabas. Uma delas experimentou umas duas ou três, fez careta e logo parou de comer. A outra tratou de comer o mais rapidamente possível todas as jabuticabas da vasilha, lambendo os beiços, como faria Tia Anastácia.
_Gostaram da jabuticaba? - eu disse.
_Estão excelentes - disse a tia que comeu quase tudo.
_Achei elas meio pequenas. As jabuticabas lá de casa são bem maiores - disse a primeira tia, que quase não comeu.
_Maior do que essa, só macaúba, tia - eu disse.
_As lá de casa são bem grandes, essas aqui são bem pitoquinhas perto das minhas - disse a tia.
_Pitoquinhas?! Eu quase chamei a televisão para filmar o pé daqui de casa. Só não chamei porque acabaria tendo que oferecer jabuticabas para o repórter e o camera - eu disse.
_Vou mandar umas fotos das minhas jabuticabas para vocês. Vocês vão ficar de queixo caído - disse a tia que quase não comeu.
_Não sei, não. Dizem que quando as jabuticabas são muito grandes também são muito sem-graça, não têm gosto de nada - eu disse.
_As minhas são grandes e muito saborosas. E lá eu tenho jabuticabas umas cinco vezes por ano - disse a titia.
_Cinco?! - eu disse.
_Tá bom, umas quatro, às vezes três - ela disse.
_Jabuticabazinha exagerada - eu disse.
_Como é?
_A senhora tem que levar essas jabuticabas butelonas para o livro dos recordes - eu disse.
_É uma boa idéia, vou fazer isso - ela disse.
Mas não fez, é claro. É que demorei a descobrir o óbvio. Só quem tem um pé de jabuticabas em casa sabe o quanto é doce a fruta do próprio quintal. Nenhuma se compara a ela. É prata da casa. Aliás, eu acho que ao invés de prata a gente deveria dizer "é jabuticaba da casa".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário