sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Uma câmera amarrada



Acabo de ler que os amadores estão cada vez mais presentes no espaço. Malucos de toda a parte do mundo estão montando engenhocas e mandando suas câmeras digitais para uma viagenzinha espacial na órbita do planeta. As câmeras são recuperadas e depois revelam imagens fantásticas feitas na descida para a terra. Na última reportagem que li, uns caras penduraram um planador equipado com câmera num balão e soltaram. O equipamento foi encontrado e um monte de filmes e fotos foram recuperados. Achei a história um barato.

Outro dia também li que encontraram um chip de câmera com o registro do resgate de náufragos na Austrália. As fotos emocionantes foram tiradas depois que uma dupla de marinheiros conseguiu perder um pequeno iate enquanto os dois gênios mergulhavam no oceano. A dupla ficou à deriva em alto mar durante cerca de quatro horas até ser resgatada por um barco da guarda costeira. As fotos registram a alegria dos náufragos prestes a serem resgatados. O problema foi que o tal barco de resgate virou e a câmera se perdeu. Mais tarde, os guardas e os náufragos originais seriam novamente resgatados, mas sem câmera para registrar o episódio. Quatro anos depois, a câmera é encontrada na praia e o chip ainda preserva as fotos. Achei a história superbacana.

E não tem nem duas semanas, eu acho, li outra história sobre uma mensagem numa garrafa que foi lançada numa praia dos Estados Unidos, atravessou o Oceano Atlântico e foi encontrada na Inglaterra. E apenas seis meses haviam se passado. O sujeito que encontrou a mensagem se comunicou com a pessoa que havia lançado a garrafa pela Internet. Achei a história muito, muito legal.

As três histórias são também muito inspiradoras. A primeira sugere a possibilidade de se amarrar uma câmera num planador e começar a filmar "travellings" amalucados pela cidade. Um projeto facilmente exequível seria lançar o planador de diferentes janelas ou coberturas de edifícios para filmetes curtos, de um a dois minutos. Depois reunir tudo com uma trilha sonora legal. Sim, senhor, daria um clip interessante.

O segundo e o terceiro episódio também sugerem um projeto com um enredo simples. Um câmera deixada num lugar público com um recado direto: a pessoa que estivesse com a câmera deveria gravar uma mensagem de até um minuto para a pessoa que quisesse. Quando a memória estivesse cheia, o chip seria remetido para o endereço escrito nele. Bom, não importa. O calcanhar de Aquiles de projetos assim é a logística de finalização.

Muitas boas idéias, a princípio parecem bem idiotas. A do clip do The Cure, por exemplo, parecia bem bocó. Imagine o roteiro. "Vamos pendurar a câmera em cordas e vocês, músicos malucos, vão ficar brincando com ela". Uau. Para mim, é um dos melhores clips de que tive notícia desde os anos 80.

Nenhum comentário:

Frase do dia