sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A guerra contra os traficantes no Rio de Janeiro

Eu queria ter lançado hoje uma campanha pela volta do hífen. Mas as imagens do Rio de Janeiro não me saem da cabeça. Eu gosto do hífen à moda antiga, antes da reforma ortográfica. Dá uma coesão mais equilibrada para as palavras. Acho que nunca usei direito, mas gosto daquele hífen. Infra-estrutura, por exemplo. Acho que fica mais legal com hífen. E no Rio de Janeiro, falta muita infra-estrutura.

Não conheço muita coisa do Rio e não tenho a menor noção dos problemas da cidade. Mas acho que falta infra-estrutura. Simplesmente porque falta infra-estrutura em todas as grandes cidades do país. Também faltam oportunidades e empregos, a educação é precária, os hospitais estão lotados, o transporte público é uma droga,a população desconfia da polícia e a corrupção, o nepotismo e os baixos salários afetam negativamente a qualidade de tudo. Os políticos só se importam com o calendário eleitoral. Todo mundo quer o seu pirão primeiro.

Não consigo imaginar o que vai acontecer no Rio. O noticiário destaca que desta vez, diferentemente de outros incidentes espetaculares, a população consegue perceber claramente quem é do "bem" e apóia as ações dos policiais e militares. Mas se a situação é mesmo de guerra contra os narcotraficantes, a coisa está só começando. Até onde sei, também não vi nenhuma menção a diálogo entre a Prefeitura e as outras instâncias de governo. Só ouvi falar de Governo Federal e Governo Estadual conversando e combinando ações. Seja como for, tomara que uma instância não boicote a outra.

Também torço para que as tradicionais calamidades que assolam as grandes cidades(chuvaréu, deslizamentos e enchentes)não venham complicar ainda mais a vida do povo do Rio de Janeiro, onde tenho excelentes amizades. São pessoas do bem. Muitas delas nunca vi pessoalmente, só acho que conheço porque frequento os blogs. Sou besta e de tanto ler as coisas dessas pessoas, acabo por considerá-las amigos e amigas do peito. Tomara que estejam todos bem e em segurança.

Começarei outro dia a campanha pela volta do hífen.

3 comentários:

anna v. disse...

Ei, nós cariocas não apenas somos pessoas de bem como apoiamos enfaticamente a campanha pela volta do hífen. E pela volta do acento diferencial em "pára".

Careca disse...

Anna, é bom saber que estou em excelente companhia. Estou contigo e não abro em relação ao acento diferencial em "pára".:)

Sunflower disse...

Apóio tanto a volta do hífen quanto a do acento diferencial no pára (ou, no mínimo a oficialização do pra). Mas, o paradoxo que fica na minha cabeça é que essas pessoas de bem que usam slogans feito "gentileza gera gentileza" torcem feito gol de copa contra a Argentina a cada traficante morto. Na minha cabeça rondam perguntas como: as drogas brotam do chão? Como é esse mercado de procura? A favela é a ausencia de direitos?

Minha opinião é cientificamente baseada no mais puro dos achismos.

Frase do dia