Eu queria ter lançado hoje uma campanha pela volta do hífen. Mas as imagens do Rio de Janeiro não me saem da cabeça. Eu gosto do hífen à moda antiga, antes da reforma ortográfica. Dá uma coesão mais equilibrada para as palavras. Acho que nunca usei direito, mas gosto daquele hífen. Infra-estrutura, por exemplo. Acho que fica mais legal com hífen. E no Rio de Janeiro, falta muita infra-estrutura.
Não conheço muita coisa do Rio e não tenho a menor noção dos problemas da cidade. Mas acho que falta infra-estrutura. Simplesmente porque falta infra-estrutura em todas as grandes cidades do país. Também faltam oportunidades e empregos, a educação é precária, os hospitais estão lotados, o transporte público é uma droga,a população desconfia da polícia e a corrupção, o nepotismo e os baixos salários afetam negativamente a qualidade de tudo. Os políticos só se importam com o calendário eleitoral. Todo mundo quer o seu pirão primeiro.
Não consigo imaginar o que vai acontecer no Rio. O noticiário destaca que desta vez, diferentemente de outros incidentes espetaculares, a população consegue perceber claramente quem é do "bem" e apóia as ações dos policiais e militares. Mas se a situação é mesmo de guerra contra os narcotraficantes, a coisa está só começando. Até onde sei, também não vi nenhuma menção a diálogo entre a Prefeitura e as outras instâncias de governo. Só ouvi falar de Governo Federal e Governo Estadual conversando e combinando ações. Seja como for, tomara que uma instância não boicote a outra.
Também torço para que as tradicionais calamidades que assolam as grandes cidades(chuvaréu, deslizamentos e enchentes)não venham complicar ainda mais a vida do povo do Rio de Janeiro, onde tenho excelentes amizades. São pessoas do bem. Muitas delas nunca vi pessoalmente, só acho que conheço porque frequento os blogs. Sou besta e de tanto ler as coisas dessas pessoas, acabo por considerá-las amigos e amigas do peito. Tomara que estejam todos bem e em segurança.
Começarei outro dia a campanha pela volta do hífen.
3 comentários:
Ei, nós cariocas não apenas somos pessoas de bem como apoiamos enfaticamente a campanha pela volta do hífen. E pela volta do acento diferencial em "pára".
Anna, é bom saber que estou em excelente companhia. Estou contigo e não abro em relação ao acento diferencial em "pára".:)
Apóio tanto a volta do hífen quanto a do acento diferencial no pára (ou, no mínimo a oficialização do pra). Mas, o paradoxo que fica na minha cabeça é que essas pessoas de bem que usam slogans feito "gentileza gera gentileza" torcem feito gol de copa contra a Argentina a cada traficante morto. Na minha cabeça rondam perguntas como: as drogas brotam do chão? Como é esse mercado de procura? A favela é a ausencia de direitos?
Minha opinião é cientificamente baseada no mais puro dos achismos.
Postar um comentário