terça-feira, 9 de novembro de 2010

Lawrence Block e as técnicas de higiene bucal

Uma das coisas mais legais do mundo é você encontrar um parágrafo inteiro de uma opinião bem expressa sobre um tema importante e concordar com absolutamente tudo. Neste caso não foi um parágrafo inteiro e nem mesmo foi sobre um assunto relevante, mesmo assim fiquei super-feliz de encontrar o trecho abaixo na página 46 de "O Ladrão no armário", de Lawrence Block.

(...)ela ter me mostrado, pelo que parecia ser a milésima vez, a maneira correta de escovar os dentes(e toda profissional de higiene bucal te mostra uma maneira diferente, cada qual jurando ser a única maneira), (...)

Explico. Concordo absolutamente com todo esse trecho porque já vivi isso com a minha própria mandíbula e dentadura. Todas as vezes que vou a um dentista, sou terrivelmente admoestado sobre os males que provoquei às minhas arcadas dentárias devido a erros crassos de escovação. Houve um tempo em que discordava. Tentava tartamudear que aquela era uma acusação frívola e que deveria haver uma outra explicação para os meus problemas bucais. Nessa hora, em geral, o dentista franzia o cenho e retomava a explicação da única maneira correta de se escovar os dentes desde a invenção da escova. Uma vez fiquei tentado a filmar a explicação em vídeo para postar no youtube, expondo o dentista ao ridículo eterno. Mas já devem existir vários vídeos de escovação na internet, todas as coisas legais já foram filmadas e postadas. O problema é saber qual é a maneira correta.

Hoje, escuto o sermão com interessados "hum-huns" e sinais intermediários de aprovação e regojizo. Mesmo assim, os dentistas não se mostram satisfeitos e renovam seus conselhos sobre a única maneira correta de se escovar os dentes. Agora mesmo, que estou em pleno período de tratamento dentário, ouvi três explicações diferentes sobre a única e correta maneira de se escovar os dentes. Um dentista me disse que devo usar escovas macias e caprichar nos movimentos circulares. Outro me garantiu que os movimentos circulares podem provocar traumas terríveis nas minhas gengivas sensíveis e recomendou movimentos de varrição para cima e para baixo. Uma terceira, cuja clientela presumivelmente é composta por grande maioria de crianças, me disse assim: você pega a escovinha, coloca a pastinha, e faz assim e assim, como se estivesse lavando o dentinho, entendeu?

Eu entendi. Não existe apenas uma maneira correta. E como muito bem resumiu a minha mulher, eu certamente não estou usando nenhuma das técnicas certas.

2 comentários:

Paulo Bono disse...

Careca, dentistas são uns escrotos.

Careca disse...

Bono, alguns são mesmo.

Frase do dia