quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Dez LPs que eu curtia muito

1 - Goodbye Stranger - Supertramp
2 - Blue - Joni Mitchel
3 - The Wall - Pink Floyd
4 - London Calling - The Clash
5 - Who´s Next - The Who
6 - Shoot Out At The Fantasy Factory - Traffic
7 - Secos e Molhados - 1973
8 - A Arte de Caetano Veloso - Caetano Veloso
9 - Pérola Negra - Luiz Melodia
10 - A Night at the Opera - Queen

Não eram apenas esses, é óbvio. Fiz essa lista rapidinho, com as primeiras coisas que apareceram na cabeça. Não estão na ordem de preferência, escutava muitos LPs várias vezes durante a semana. Escutava de pé, na sala do apartamento, em frente ao aparelho de som que meu irmão foi cuidadosamente equipando, com as aquisições escolhidas a dedo e às custas de muitas economias e pechinchas. Pick-up Technics, receiver Sanyo, Caixas Technics e um Tape-deck Technics. Dicas preciosas de um vizinho que sabia tudo sobre alta fidelidade, Seu Mário Malafaia, que morreu no vôo Gol 1907, lembrei dele no Dia de Finados. Meu irmão seguiu as orientações do Seu Mário à risca, depois de leituras superatentas da revista Som Três. Muito tempo depois minha irmã acrescentou um CD Player da Marantz.

Se houvesse alguém em casa eu colocava os fones de ouvido, que eram enormes e tinham almofadas forradas de couro de verdade. Às vezes eu acompanhava as músicas aos berros. Minha mãe só não enlouquecia porque o barulho da máquina de costura ajudava a abafar o ruído do rock´n´roll. Uma vez quase morri de vergonha, meu pai chegou do trabalho mais cedo, acompanhado de um colega. Imerso e absorto na música, de olhos fechados e fones, quase morri de susto quando percebi que os dois estavam ali, rindo de mim escutando rock e cantando em inglês fajuto. Queria ainda ser capaz de mergulhar e imergir em música daquele jeito, mas talvez seja impossível.


Dizem que a gente só canta quando está feliz. Ou só se é feliz se você puder cantar. Não sei. Na dúvida, tenho cantado bem baixinho. Vai que uma coisa puxa a outra...

Nenhum comentário:

Frase do dia