segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O Careca e a polêmica de Caçadas de Pedrinho

Kombi, a Cynthia me mandou a mensagem abaixo em função de dois posts anteriores, a respeito de um parecer do MEC sobre o Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato.

Careca,

Embora eu tenha inicialmente concordado com vc, a questão realmente é outra. Em primeiro lugar, trata-se de um parecer efetuado por professores universitários (não por burocratas) em resposta a uma denúncia de um cidadão com base nos critérios estabelecidos pelo próprio MEC para a compra dos livros a serem distribuídos nas bibliotecas das escolas públicas.

Segundo avaliação do parecer, obras clássicas como aquelas não podem e não devem ser banidas das escolas, mas, em conformidade com o que estabelecem o Estatuto da Criança e do Adolescente, os Parametros Curriculares Nacionais, as Leis de Diretrizes de Base, dentre outros, as obras distribuídas nas escolas não podem conter estereótipos de raça/cor, sexualidade etc.

O problema, então, é como conciliar a legislação com a importância de clássicos que, devido ao período em que foram escritos, não atentavam para isso nas obras infantis. E acho, sinceramente, que o parecer do MEC foi perfeito nesse sentido: recomendar que os professores sejam formados de maneira a poder trabalhar essas questões em sala de aula e que a editora responsável pela impressão dos livros que serão adquiridos pelo MEC para compor as bibliotecas das escolas (e apenas essa!) coloque uma nota mencionando estudos sobre (como se trabalhar) a presença de estereótipos na literatura infantil. Em nenhum momento o parecer qualifica a obra de racista (como vc e eu afirmamos com base na Falha de São Paulo), sugere seu banimento ou alteração no texto original.

Por que vc não dá uma olhadinha no parecer? Tá disponível no site do MEC.

Bjs!




Cynthia, tenho o maior respeito por você, professora dedicada, pesquisadora, livros publicados e intelectual de boa cepa. Você é um ser humano inteligente e que gosta de debater as coisas com clareza e objetividade. Gosto de você pacas. Se você mudou de idéia é porque está profundamente convencida de que sua primeira impressão foi equivocada. Eu, por minha vez, mantenho a minha opinião, porque estou profundamente convencido de que a minha primeira impressão funcionou como uma bagatela de fliperama. Toda vez que desconfio do governo eu me sinto com se um monte de luzinhas se acendessem e pipocassem barulhinhos maneiros na minha cachola.

Mas se a questão realmente é outra, em parte ela é a mesma: “as obras distribuídas nas escolas não podem conter estereótipos de raça/cor, sexualidade etc.” Concordo contigo que do ponto de vista do dirigismo central, faz o maior sentido a resposta dos scholars. Para mim, no entanto, a coisa toda tem jeito de censura, parece com censura, tem um “não” de censura e um “parecer” com o maior jeitão de censura. Por isso, continuo achando que o ocorrido é nebuloso, tem versões estapafúrdias e conflitantes, e por isso mesmo constitui vitória da censura e da obtusidade politicamente correta.

Não consigo pensar num bom motivo para que uma obra distribuída na escola não possa conter estereótipo de raça/cor, sexualidade ou etc. É como dizer ao músico que ele só pode compor músicas sem gritos de ié-ié-ié. Ou ao Donald que não pegue a varinha de marmelo para dar uma surra nos sobrinhos. Ou falar para um pintor que ele não deve pintar líderes políticos e religiosos sendo torturados e assassinados. Cacilda! Toda a arte ocidental teria que ir para o oblívio porque Cristo não poderia ser representado na cruz. E não estou dizendo que os clássicos são intocáveis. Nada disso. Os clássicos nem de longe representam unanimidade. Acho que obras literárias e artísticas, infantis ou não, podem conter estereótipos de qualquer coisa e ainda assim serem muito instigantes, transcendentes, inteligentes, belas, enriquecedoras e super-legais.

Professores também podem ser burocratas. E se houve parecer, ele foi burocrático e deixou em aberto precedente para novos questionamentos espúrios e enviesados em relação aos clássicos e aos não-clássicos. Estamos falando de livros para crianças, onde a idéia geral é, “ei, crianças, leiam porque é um hábito maravilhoso que abre um mundo fantástico para a vida de vocês”. O que está em risco é que novos bananas questionem a distribuição de livros de Orígenes Lessa, Esopo, os Irmãos Grimm, Malba Tahan ou qualquer outro escritor por uma alegação besta qualquer. E desse modo, professores vão burocraticamente responder de modo burocrático que “ei, as criancinhas só poderão ler isso aqui se os professores forem bonzinhos e bem formados, se tiver debate antes e depois da leitura, se todo mundo lavar as mãos e se o livro tiver uma nota dizendo isso e mais aquilo, viu.”

Sem brincadeira, você acha mesmo natural que uma comissão de professores universitários seja chamada para escrever um parecer sobre um livro infantil, clássico ou não? E que esses indivíduos determinem que o livro seja precedido por uma nota a título de contextualização ou que remeta a novos textos sobre o tema? E que isso seja pré-condição para que o livro seja distribuído depois de impresso pela gráfica contratada pelo governo? Sinceramente, não consigo imaginar Alice no País da Maravilhas com a circulação e distribuição em escolas condicionada a notas de autoridades da educação do Reino Unido. Ou Peter Pan. Oliver Twist. Dom Quixote. O Corcunda de Notre Dame. Viagem ao Centro da Terra. Vinte Mil Léguas Submarinas. A Ilha do Tesouro. Robinson Crusoe. O Conde de Monte Cristo. Os Três Mosqueteiros. O Máscara de Ferro.

Mas a lista continua. Imagine Os Meninos da Rua Paulo com uma enfadonha nota contextualizando as brigas de turmas na Hungria. Moby Dick com a nota sobre o terrível hábito de caçar baleias dos baleeiros. Capitães de Areia e o uso da capoeira legitimado pela injustiça social. O Menino Maluquinho, a eliminação de hospícios e a liberação de maníacos homicidas nas ruas. Nááá. Nem vou falar de Edgar R. Burroughs, e o meu favorito da infância “Tarzan, o rei dos Macacos.” Clássico como esse, jamais entrará em lista de livro de nenhuma administração.

Notas e pareceres desse tipo, com toda a franqueza, só me fazem pensar em regimes totalitários e dirigismo central. Burocracia lenta e paquidérmica.

Acho que o Governo Federal não deveria estar metido com a impressão e distribuição de livros infantis. Sou a favor da liberdade de escolha pelas próprias escolas(pais e mestres) entre os livros que estão no mercado. Nas escolas privadas funciona muito bem. Com isso feito regionalmente, com a possibilidade de escolhas locais, as chances de maior pluraidade e inclusividade seriam maiores.

Acho que o Governo Federal não deveria estabelecer uma lista única de livros a serem distribuídos. Isso também cheira a controle de mercado. Por mais isento que seja o processo licitatório, o governo favorece a criação de uma gráfica supervencedora, além de garantir a aquisição de erros de editoração e logística similares aos que assolam o Enem. E falo isso numa boa, como uma possibilidade concreta que a prática já mostrou que existe, mas que um monte de gente, boa ou não, não admite e não dá o braço a torcer para o que já ocorreu. O Governo Federal, mal-acostumado com o sucesso do sistema de repasse direto de recursos aos cidadãos pelas bolsas-moles e sem contrapartida, está bypassando a federação. Agora, em tudo, quer dar uma beiçola para os governos estadual e municipal e age sozinho, sem cooperação e sem articulação, com concentração de recursos, acumulação de erros velhos e novos, e palha alta e seca, favorável ao fogo da corrupção.

Acho mais um montão de coisas. Sobretudo, acho que essa história está mal-contada e por isso fui até lá, seguindo a sugestão da Cynthia, à procura do parecer no site do MEC. Não achei o parecer, confesso que também não procurei muito, só uns 15 minutos. Achei a notícia abaixo, que reproduzo:


CNE voltará a analisar parecer sobre obra de Lobato
Quinta-feira, 11 de novembro de 2010 - 14:44
O Ministério da Educação devolveu ao Conselho Nacional de Educação (CNE), nesta quinta-feira, 11, o Parecer nº 15/2010, sobre a obra literária Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato. A autoria do parecer é da Câmara de Educação Básica (CEB) do CNE.

A Câmara de Educação Básica, conforme nota transcrita a seguir, pretende fazer nova análise do parecer em sua reunião ordinária de dezembro. Será verificada, então, a existência de pontos que possam, eventualmente, ter sido mal-interpretados.

A nota:

“A Câmara de Educação Básica (CEB) do Conselho Nacional de Educação (CNE), reunida no dia 9 de novembro de 2010, debateu sobre a repercussão do Parecer CNE/CEB nº 15/2010, tanto na mídia em geral quanto em manifestações diversas, favoráveis e contrárias, que foram recebidas ou veiculadas pela internet.

“A CEB, assim como o Conselho Nacional de Educação, reafirma seu compromisso com a defesa da mais ampla liberdade de produção e de circulação de idéias, valores e obras como máxima expressão da diversidade e da pluralidade ideológica, estética e política no regime democrático vigente em nosso país. Consequentemente, repudia e combate toda e qualquer forma de censura, discriminação, veto e segregação, seja em relação a grupos, segmentos e classes sociais, seja com relação às suas distintas formas de livre criação, manifestação e expressão.

“O CNE, em sua análise das questões trazidas a este conselho sobre o livro Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato, no referido parecer, não excluiu, não desqualificou e não depreciou a obra analisada. A CEB, no cumprimento de suas obrigações legais e regulamentares, tão-somente recomendou e dispôs sobre os cuidados necessários ao seu aproveitamento com fins educativos.

“A CEB considera, de todo modo, que o debate provocado pelo parecer está sendo importante por trazer à luz a questão do racismo e dar visibilidade às formas de preconceito e de discriminação ainda subsistentes na sociedade brasileira. Assim, a partir da devolução do parecer pelo MEC, a CEB procederá à devida análise do mesmo em sua reunião ordinária, em dezembro, a fim de verificar se existem pontos que possam ter sido eventualmente mal-interpretados quando de sua primeira publicação.”

Assessoria de Comunicação Social


Depois de ler "(...)e dispôs sobre os cuidados necessários ao seu aproveitamento com fins educativos" eu pensei comigo mesmo: porra, como é lindo o burocratês. Cuidado necessário tem o maior jeitão de “uso restrito”, de “medicamento controlado” e também de “mantenha fora do alcance das crianças.” Numa boa.

E assim, a polêmica ficou para dezembro.

Bjs, Careca

8 comentários:

Cynthia disse...

Careca,

mais uma vez, a questão é mais complexa. O Estado é obrigado a fornecer livros (que estão disponíveis no mercado) às escolas públicas, que podem ou não adotá-los, de acordo com escolhas dos professores e pais de alunos (nas escolas em que há gestão democrática). Esses livros , que fazem parte do Programa Nacional das Bibliotecas Públicas e do Programa Nacional do Livro Didático têm que ser selecionados de alguma forma - por especialistas da área. Esses especialistas, por sua vez, devem cumprir com a legislação vigente.

De acordo com o parecer e com as informações sobre os Programas contidos no site do MEC, estou mais do que convencida de que o parecer adotou a melhor saída possível para evitar isso que você está temendo: a censura às obras clássicas. Foi feito um enorme arrazoado no sentido de se demonstrar que a literatura, em particular, não pode ficar sujeita aos valores de uma época.

Agora, convenhamos: não deve ser nada agradável para uma criança negra em uma escola pública ouvir estereótipos que reforcem coisas como racismo ou sexismo, sem que um professor seja capaz de levar as crianças a refletir sobre o fato. Diferentemente de você, eu e seus filhos, essas crianças não tem um capital cultural familiar elevado e dificilmente terão acesso a outra bibliografia, ou a pais que leiam com eles, os levem para o cinema e essas coias maravilhosas que você, como pai dedicado, faz. Também não estudam em uma escolinha (mezzo) alternativa com professores bem-formados.

Só uma coisinha me deixou com a pulga atrás da orelha: pelas declarações iniciais do Ministro, eu acho que ele não leu o parecer...

Quanto à censura aos irmãos Grimm, chèri, contos como A Bela Adormecida consistem numa versão açucarada de estórias cabeludíssimas. A versão original da Bela Adormecida contava a estória da mocinha que entrou num coma profundo, foi estuprada pelo príncipe e deu à luz gêmeos. A mulher do príncipe descobriu (o sacana, além de estuprador, era casado!), mandou cozinhar as crianças e serví-las para o jantar. Por sorte, a cozinheira do palácio ficou com pena e cozinhou um carneiro no lugar. E assim, a bela adormecida viveu feliz para sempre, como mãe solteira, cuidando de seus filhinhos.

Eita! Já pensou a sua princesinha lendo isso sem seus pais intelectuais explicando que os tempos eram outros??? Ainda bem que os irmãos Grimm "censuraram", né?

;)

Cynthia disse...

Ai, caramba, fiz um comentário enorme e ele sumiu. Amanhã eu tento de novo.

Careca disse...

Cynthia,

É a mesma e simples questão: censura de livros.

Um Mané viu Caçadas de Pedrinho na lista e não gostou porque não sabe ler direito e por isso considera o livro racista. Pediu a exclusão do livro.

Um Conselho se reuniu para examinar o despautério. Pepino na área. O que fazer?

Chamaram uma junta de professores para escrever um corolário a título de parecer.

Os mestres foram burocráticos e fizeram recomendações bocós.

Ao invés de escrever um sossega-fulano definitivo, que o livro não é racista e que os Manés fossem plantar batatas, os professores deram mais pano para manga.

Disseram que o livro poderia ser lido pelas crianças desde que os professores tivessem "compreensão dos processos históricos que geram o racismo no Brasil”.

É essa a questão.

A idiotia politicamente correta venceu o primeiro round. Ensejou recomendações burocráticas, mais um passo a cumprir, criou mais uma etapa intermediária. Assim, o parecer de alguma maneira inibe, restringe, diminui, constrange, manieta, esfola, deprime, amputa, censura e decepa o acesso a livros.

E mais especificamente, um livro clássico da literatura brasileira. Um dos poucos ícones que nos irmanam.

É exagero? Claro. Mas livros que contêm estereótipos não estão, necessariamente, reforçando esses estereótipos. Assim como livros que têm personagens gagos não estão necessariamente estimulando a gagueira.


Respondendo algumas perguntas retóricas. Crianças pretas não são melhores nem piores que as brancas. Crianças pobres não são melhores nem piores que as ricas. Ouvir preconceitos sendo reforçados é desagradável para qualquer um, em escolas públicas ou particulares. E sim, é verdade, muitas crianças têm pais que se preocupam com a qualidade da formação dos filhos. E é tolice acreditar que a provisão do Estado constitui um substituto equivalente e adequado.

Não, eu não sabia a verdadeira história da Bela Adormecida, para mim era só uma fantasia popular. Convenhamos, não daria um desenho animado legal. E por último, sim, adoro ler para a minha princesinha. Mas como disse João Ubaldo, “a boa literatura dá lições como conseqüência, não como objetivo”. Por isso, não faço preleções contextualizadoras nem antes e nem depois da leitura. Seria uma chatice muito grande para mim e para ela, que costuma dormir antes que eu acabe de ler. Com o meu filho, um ano mais velho, também não tratei da compreensão de processos históricos. E hoje ele lê o que ele mesmo escolhe. Espero que goste tanto quanto eu de Caçadas de Pedrinho.

Bjs,

(http://artigosenoticias.blogspot.com/2010/11/por-que-nao-reescrevem-tudo-joao-ubaldo.html)

Careca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Careca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cynthia disse...

Careca, você está sendo muito radical (rapaz, acho que a primeira vez que ouvi isso foi de vc e eu devia ter uns 12 anos!). O tal "mané" que fez a denúncia é um estudante de pós-graduação em educação infantil da UnB, com foco no estudo de estereótipos raciais. É possível discordar da interpretação dele? Claro que é. Mas é possível dizer que a obra de Lobato não contém estereótipos raciais qdo Emília se refere a Tia Nastácia, ou no Jeca Tatu? Claro que não. Aliás, Lobato era um Lombrosiano e chegou a defender a eugenia, do que se desculpou publicamente. Isso significa que não produziu literatura infantil de altíssima qualidade? Mais uma vez, não.

Mas, porém, todavia... os estereótipos a que ele se refere em sua obra ainda persistem e se manifestam de formas perversas (vide a campanha "afogue um nordestino" no twitter). Simplesmente não é justo expor uma criança a esse tipo de coisa sem que se tenham um mínimo de capacidade de discutir a questão. Aliás, esse é o papel da escola, e a importância da literatura também é a de fazer com que as pessoas aprendam a refletir sobre a vida em geral (a menos, claro, que vc seja um defensor da literatura como pura estética).

Você diz: "livros que contêm estereótipos não estão, necessariamente, reforçando esses estereótipos". Claro que não. Isso depende da interpretação que, por sua vez, depende do contexto. Uma criança que viva em um contexto em que o negro é desvalorizado por critérios os mais diversos certamente não questionará esses estereótipos, apenas os reproduzirá, como se eles fossem a coisa mais natural do mundo.

E concordo com vc que o Estado não tem a obrigação de substituir o ambiente familiar, mas as escolas têm um papel específico que é o de informar em relação a coisas que não necessariamente são informadas pela família. Assim, os professores têm que ser adequadamente profissionalizados para lidar com essas questões, sim.

Quanto a contextualizar ou interpretar os produtos culturais para as crianças, acho que sua postura é corretíssima. Isso só deve ser feito na medida em que se sinta a necessidade de fazer com que as crianças reflitam acerca de algo, ou que elas mesmas perguntem. Ou vc nunca usou um filme, livro ou outra coisa qualquer como "desculpa" para iniciar uma conversa com seus filhos, saber o que eles pensam do mundo? E se sua filha dissesse à coleguinha negra da escola que ela era uma "preta da beiçola", que nem tia Nastácia? Imagino que vc iria conversar sobre isso.

Quanto ao seu filho escolher ele mesmo o que quer ler, esse é justamente o ponto: a infinita maioria das crianças que estudam nas escolas públicas nesse Brasilzão só lêem os livros didáticos fornecidos pelo MEC. E, não esqueça: o MEC defendeu a necessidade da presença de Lobato nas bibliotecas públicas.

E por falar em censura... pour quoi essa "moderação" nos comentários?

Beijão, cabeça dura!

PS. Os primeiros livros que li na vida foram os de Lobato, numa edição do Sítio da década de 1950. Até hoje lembro do cheiro.

Careca disse...

Cynthia, tudo bem, podemos concordar em tudo. Menos quanto ao Mané que não sabe ler.

Cynthia disse...

Hahaha!

Por que eu fiquei com a impressão de que isso significa que não concordamos em nada?

Bjs

PS. Aff, agora que eu vi esse "pour quoi" aí de cima!

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