Ouvi falar de uma campanha para que o Chico Buarque devolva o Prêmio Jabuti de Melhor Livro do Ano de Ficção que ganhou neste ano. Depois ouvi falar da campanha contrária, para que o Chico fique com o Jabuti.
Não assinei nenhuma das petições on-line.
O Chico tem um índice de acerto ao Jabuti impressionante. Ele escreveu quatro livros e levou Jabutis em três deles. O primeiro foi em 1992, por Estorvo. Em 1995, publicou Benjamim - que não ganhou Jabuti. Em 2004, foi premiado com Jabuti por Budapeste. E agora, por Leite Derramado, Chico leva o seu terceiro Jabuti. De quebra, levou também um Jabuti pelo 2º lugar na categoria romance. Assim, fechando as contas, Chico tem na estante três Jabutis "grandes" e um Jabuti de 2º lugar.
_O que você acha? - eu perguntei para o Mr. Flowers, meu colega de trabalho.
_Na minha humilde opinião, deveriam ficar vigiando o Chico e assim que ele publicasse um livro já fossem logo correndo para fazer a entrega do Jabuti - ele disse.
_E você, Odara, o que você acha? - eu perguntei. A Odara é uma colega nova, muito louca. O nome é fictício, é claro. A Odara me lembra aquela música do Caetano.
_Eu vou assinar a petição para que o Chico fique com mais de um Jabuti, mas só se ele quiser, né? Eu gosto mais é de coelhos - disse a Odara.
_Também acho que deveriam fazer um arrastão nos Jabutis dos anos anteriores para entregar para o Chico - disse o Mr. Flowers, sem que eu perguntasse.
_Eu amo o Chico. Muito - disse Odara.
_Sou mais a Marieta - disse o Mr. Flowers.
_Pelo Chico, eu também comeria jabuti - disse Odara.
_Cuidado com a dor na coluna - disse o Mr. Flowers.
É um assunto polêmico.
E como fiquei muito preguiçoso de polêmica depois de Caçadas de Pedrinho, vou ficar na minha, sem proselitismo.
2 comentários:
Sou mais a Marieta também.
:)
Postar um comentário