sábado, 7 de novembro de 2009

Poses familiares para fotos

Um dos fenômenos mais inequívocos que acontecem com as mulheres da minha família é que elas "entortam o pé" para tirar fotografia. Minha mãe e minhas irmãs sentadas, em pé, fazendo pose para foto em ocasião especial, na piscina ou fora dela, em qualquer situação, as mulheres do meu lado da família embicam no mínimo um pé para dentro na hora do clic.

Esse fenômeno foi observado em auto-crítica fina, elegante e sincera pela minha própria mãe há algums milhares de anos.

_Olha, filho - ela me disse. Repara no meu pé. Viu? Eu tenho mania de "entortar" o pé para dentro. Na verdade, entorto os dois pés para dentro.

E fui ali, naquela foto de batizado, que eu reparei pela primeira vez nesse fenômeno. Minha mãe em pose e olhar completamente embevecidos pelo primeiro neto, com roupa elegante, colar de pérolas, coisa fina, foto de álbum de corretor de imóveis, daquelas para colocar em moldura de loja. Mas. Mas os pés da minha mãe estavam realmente apontando para dentro. Aliás, não estavam apenas apontando. Eles estavam curvados, arqueados e tensos, só que para dentro, como se fossem a expressão mais aguda de uma timidez de pés.

_É incrível, mãe. Seus pés parecem, hum, envergonhados? - eu falei, meio em dúvida sobre como definir aquela entortação de pés.

Desde que ela me mostrou aquela foto eu comecei a reparar nas outras fotos da minha mãe e também nas fotos das minhas irmãs. Com facilidade, localizei uma porção de fotos em que elas estavam ali, com os pés enviesados e tímidos, devidamente "entortados" para dentro.

E depois comecei a reparar nos pés delas quando conversavam, para ver se o fenômeno acontecia também distante das câmeras fotográficas. E não deu em nada. Aparentemente, a entortação de pés é um fenômeno exclusivamente fotográfico. Só espero também que seja feminino.


(A Franka fez um post super-engraçado sobre fotos. Será que ela também entorta os pés para tirar foto?)

2 comentários:

franka disse...

careca, acho que eu sou da sua família.

Careca disse...

Franka, até na figurinha seu pé entorta pra dentro, já reparou?

Frase do dia