domingo, 1 de novembro de 2009

O Bobó do Borogodó

Ganhei um bermudão quadriculado de presente de aniversário da minha irmã mais nova. Achei bacana, o bermudão. Resolvi estrear hoje, no "Bobó de Camarão do Cabeção", um dos eventos mais tradicionais da alta gastronomia brasiliense.

O Bobó é um acontecimento para poucos e seletos. Você só consegue entrar na lista para acessar o edifício "chez Cabeçá", também chamado de "Maison de la Téte" se tiver pistolão ou se for da diretoria. A receita do "Bobó do Cabeção" segue a tradição oral dos iorubás morubixabas baianos e nordestinos e foi transmitida de boca de santo a orelha de virgem durante trocentos anos até que parou no ouvido do Cabeça. Diga-se de passagem, isso foi antes do Cabeça romper o tímpano. Ele diz que acrescentou um ou dois temperos secretos, que não revela nem sob tortura. Mas depois de umas cervejas geladas ele não se faz de rogado. O Cabeça é um cara generoso, ele gosta é da boa mesa. É por isso que ele está sempre de bem com a vida.

Quando o Cabeça nos convidou para essa fantástica tertúlia confesso que salivei em antecipação. O Bobó do Cabeça é o "ó do borogodó". Quem experimenta, repete, quer mais e come até que não se aguenta. E eu ainda coloco pimenta, que é para rimar mais um pouco. É muito bom. Portanto, considerei o Bobó como a ocasião mais que perfeita para estrear a minha bermuda nova.

_Você vai com essa bermuda? - perguntou a minha mulher.

_Vou sim, bermuda legal, tipo roqueiro. Vou arrasar.

E acho que o bermudão estreou muito bem, pois passou completamente despercebido pela nata da sociedade brasiliense presente ao evento. Enquanto estivemos lá, e foram mais de seis horas, tirando algumas abobrinhas, nós só falamos de comida de olho no Bobó. E depois do Bobó, só falamos do Bobó.

Não é exagero meu. Eu acho que deveria haver até um horário especial para quando se comesse o Bobó do Cabeção. É, sem dúvida, um marco do calendário. Uma referência no tempo. Pós-Bobó. Antes do Bobó. Eu, por exemplo, sempre vou saber que estreiei a minha bermuda quadriculada naquele dia primeiro de novembro de 2009. Uma bermuda tão bonita, que para comemorar, o Cabeça resolveu fazer Bobó de Camarão...

Nenhum comentário:

Frase do dia