quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Praias das capitais desse Brasil

Estou com saudade de praia. Aí faço rapidamente uma retrospectiva mental de praias das capitais brasileiras que conheço. É, é uma tremenda enrolação, esse post.

Aracaju – tem a praia de Atalaia. Esse nome significa sentinela, ou posto de vigia. E a praia é enorme. Você anda, anda, anda, anda e aí para. Quando você está parado, por um milésimo de segundo o vento também para de soprar. E você torra. A margem de areia é gigantesca e não tem sombra em lugar nenhum. Vá de guarda-chuva. Passe um litro de protetor de pele. Não esqueça o boné. E em Atalaia, você anda, anda, anda e chega em Atalaia Nova. E aí anda, anda, anda, anda e chega em Atalaia Velha, que é quase igual, só um pouco mais ...idosa, eu diria.

Brasília – não tem praia. Só tem uma prainha e é melhor não ir lá.

BH – não tem praia. Por enquanto. Vão fazer uma, projeto do Niemeyer.

Florianópolis - sem sombra de dúvida, as melhores praias entre as praias de capitais brasileiras. E ainda tem rodízio de camarão. Ou tinha.

Fortaleza - é muito legal. Tem a praia do Futuro. Você está na praia do Futuro e começa a andar. Aí anda, anda, anda, anda e continua na praia do Futuro. Você pode andar o dia inteiro que vai continuar na praia do Futuro. Ô praia comprida. É a praia com o melhor nome jamais colocado numa praia. Você sempre vai estar nela, a não ser que você se acabe. Aí você é um sujeito sem futuro na praia.

Goiânia – não tem praia, mas tem praça. É só dobrar no queijinho, logo ali, ó.

Maceió – gosto muito das praias de Maceió. Sem a menor sacanagem, acho as praias dos resorts exclusivos de lá muito agradáveis. Mas é cansativo correr dos seguranças na areia.

Natal – gosto muito das praias de Natal, também. Ainda volto lá. O único problema é que cismam com a minha cara e sempre querem me vender bonés nas praias de Natal. Eu não compro e pego insolação.

Recife – tem a Praia Grande. É agradável. Tem recife. Caixotão. Uma vez quase me dei mal.

Rio – tem as praias mais bonitas do mundo, as pessoas mais bonitas do mundo, as pessoas mais mais. É bonito.

Salvador – é quente. E a praia é bem quente. E o povo é quente. E o acarajé é quente.

São Luis – é bem legal, a cidade. E tem praia que não acaba mais. A melhor é onde tem uma casa do senador. Para chegar lá, desça no aeroporto do senador, pegue a rua do senador e vá até o fim, não entre em nenhuma ruela do senador. Passe pelo balão do senador, ao lado do shopping do senador, na avenida senador e siga em frente, até a TV do senador. É ao lado de onde construíram a rádio, o jornal, o hotel, o supermercado, o complexo imobiliário, o motel, a igreja, o cinema, o outro shopping, o aviário, o boteco, a sinuca, o salão, o centro de convenções, o palácio, a casa da mãe e o museu do senador. Fácil, fácil.

SP – também tem praias belíssimas, São Vicente, a Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Pitangueiras, Perúíbe e Ilha Comprida, Bertioga, Ubatuba, Caraguatatuba, Ilha bela. Mas você não vai a São Paulo por causa da praia. Nem por causa das pessoas. Nem por causa da beleza. Vai porque ali tem dinheiro. Ou médico. Ou parente. Ou para ir embora do país. Ah, e agora só pode fumar na rua.

Teresina - tem aquela do Hotel Tambaqui. Já faz muito tempo que fui, não me lembro direito, ressaca, essas coisas.

Nenhum comentário:

Frase do dia