sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Segura no plinto e balança

Aprendi hoje, lendo a coluna do Ivan Lessa na BBC, o que é um plinto. Mesmo com a preguiça danada que me carrega.

_Plinto é a base retangular de uma coluna, é o pedestal de uma estátua, sua anta!

Ivan, o velho talento que o uísque, os anos, a perobagem e a empáfia insistem em diminuir, contou da maneira como só as velhas bestas conseguem, a história do concurso que o Prefeito de Londres, Ken Livingstone mandou realizar. Trafalgar Square tem quatro cantos e em três deles um plinto com estátua. Para escolher o que colocar em cima do quarto plinto, o prefeito fez o concurso, ainda sem resultado.

A palavra vai se juntar ao saco de expressões e onomatopéias que me provocam pesadelos. Venho juntando essas palavras esquisitas desde que ganhei meu primeiro dicionário, em 1970. Estão organizadas em ordem alfabética, dentro de um caderno que eu mesmo fiz. Aliás, eu aprendi a fazer cadernos só para guardar as palavras MEDONHAS que eu guardava no saco. Antes eu recortava a palavra cuidadosamente e a colocava dentro do saco. Hoje, continuo recortando a palavra, mas a coloco dentro do envelope que colei no final do caderno. Parece tolice, mas foi a única maneira de exorcizar essas palavras horrorosas que já me tiraram o sono.

Nenhum comentário:

Frase do dia