domingo, 24 de fevereiro de 2008

A minha verdadeira vocação



Eu resolvi fazer uma série de perfis não-autorizados dos meus amigos e ex-amigos por causa da Maira, que é casada com meu amigo Cabeça. Acho a Maira muito demais. Ela é uma psicóloga super profissional. Ela ajuda a gente a entender o que acontece na nossa cabeça. E na dos outros. Outro dia mesmo, enquanto o Cabeça conversava com a Patroa, ela me ajudou a descobrir o motivo da minha extrema falta de paciência com garçons.

_Você é um garçom enrustido, Careca. O seu desejo mais profundo é servir cerveja gelada para todo mundo.

_Fala sério, Maira. Eu gosto é de chopp.

_É sério. Você é o típico garçom. Sorri muito. Fica em pé com as mãos nas costas. Confere a conta várias vezes. Sempre deixa gorjeta. Sonha em se vestir de branco e preto e usar gravata borboleta.

_ Qualé a sua Maira?

_Você é prestativo, humilde, quer servir comida e bebida pros outros. Quer mostrar onde é o banheiro. Distribuir cardápios. Ajeitar cadeiras. Quer ver uma coisa? Aposto que você tem um isqueiro no bolso. E você nem fuma. Sabe por quê? É para acender cigarro para os outros. Você é um garçom nato, Careca. É uma vocação. Dê vazão a isso.

_Vazão? Eu devia era tacar um vaso na sua cabeça...

_Está vendo? O primeiro impulso é negar a verdade.

_Eu não quero ser garçom.

_Quer sim, mas ainda não consegue admitir no plano consciente. Mas você é um crítico de garçons porque quer ser um. A primeira coisa que fez quando chegamos aqui foi reclamar que o garçom não olhava para a gente. Depois, quando ele olhou, fez gestos estranhos e obscenos para ele.(Ao ouvir “obscenos” o Cabeça e a Patroa pararam de conversar e prestaram atenção)

_Gestos obscenos? – eu disse.

_É, insinuou que o pênis dele era pequeno.

_Eu pedi uma cerveja! Fiz o gesto universal de traz-uma-cerveja-rápido para o garçom.

_Mas você reclamou, quando ele trouxe.

_Ele trouxe quente!

_Claro, deixou ele bravo. Se ele tivesse dito que o seu pênis era pequeno você também traria cerveja quente.

_Mas eu nunca falei nada do pênis dele...

_Ah, falou. Por mímica, mas falou. Aliás, essa fixação em pênis de garçons já tem muito tempo?

_Cacilda! – e levantei para ir ao banheiro. O garçom já me olhava fixamente, esquisito, com as mãos atrás das costas. Das duas, uma. Se aquela conversa continuasse eu seria espancado pelo garçom ou levaria uma cantada.

E quando eu voltei do banheiro, Maira voltou a insistir.

_Pensou no que eu disse?

_Sobre o quê?

_Sobre ser garçom. Esquece, viu?Eu não estava falando sério, viu?

_Eu sei. Mas você não explicou porque eu perco a paciência com garçons.

_Porque você queria mesmo era ser dono de boteco....

4 comentários:

Maína Junqueira disse...

:-)))))))

Vou falar para o Patrão aqui maneirar nos gestos quando for pedir qualquer coisa para um garçom!

Eu é que digo, sua paciência em responder meus comentários me comoveu!
A insônia acabou por volta das 5 da manhã. Acho que hoje vou dormir como um anjo!

Careca disse...

Acho que e-mail transmite insônia...

Anônimo disse...

e o mais importante você não conta? qual era o gesto?

Careca disse...

Franka, é aquele, com o indicador, que também pode ser feito com o mindinho e o polegar. Assim ó, surfista usa também, parece hang loose, viu?

Frase do dia