sexta-feira, 5 de julho de 2013

As mentiras melhores



Rival Sons - Jordan

Li em algum lugar que às vezes as pessoas não querem saber da verdade, porque a verdade é terrível demais, então preferem a mentira. Mas não pode ser qualquer mentira, tem que ser uma daquelas lorotas bem elaboradas. Acabei de me lembrar que li isso num livro do Tibor Fischer, o melhor escritor entre todos os escritores. Deve ter sido em "O Colecionador de Colecionadores." Em um trecho do livro, um vaso de 10 mil anos - que é o personagem principal - explica que a verdade raramente é necessária.

Fiz uma pausa de dez minutos para folhear o livro e encontrar o que eu queria. Segue o trecho, está na página 179:

"A verdade quase nunca é vantajosa. O condenado prestes a subir à forca não quer saber que está tudo azeitado. Ao receber a visita de sua mulher, quer ouvir que houve um indulto, mas que só será anunciado no último segundo, depois que ele vistir o capuz e estiver na posição, e é isso que ela diz, embora saiba que todo mundo já está brigando pelo melhores lugares.

A primeira vez que ouvi isto assim formulado foi quando eu estava num vagão atravessando os Alpes. As rodas escorregaram, e o vagão ficou pendurado sobre o pitoresco abismo. Os passageiros ficaram sentados, imóveis, temerosos de que qualquer movimento provocasse uma queda sobres as rochas que esperavam pacientemente a centenas de metros lá embaixo. O mais novo olhou cautelosamente para trás:

_Metade do vagão passou da beirada.

_Por que foi dizer isso? - censurou-o o mais velho. - Não é disso que precisamos. Precisamos é de mentiras melhores."

Ou talvez não.




Nenhum comentário:

Frase do dia