sexta-feira, 12 de julho de 2013

Um pouco sobre o trabalho com madeira



New Order - Love Vigilantes

Mais da metade do trabalho com madeira é dedicado à limpeza. Hoje passei uma boa parte do dia na minha pequena oficina, para terminar um baú de cobertores, e grande parte do tempo foi consumido com a limpeza de ferramentas e do espaço de trabalho. Se você algum dia resolver montar uma oficina, vá por mim, dedique boa parte do seu planejamento para imaginar um modo de limpar rapidamente o espaço e as ferramentas. E nunca, nunca mesmo, deixe a limpeza daquele lugar ou de uma ferramenta para depois. Remover qualquer sujeira encruada, mesmo que seja no dia seguinte, é muito, muito mais difícil. A organização também é fundamental. Caso contrário, você perderá um tempo enorme procurando lixas, réguas, furadeiras e chaves espalhadas por todos os cantos.

O trabalho com madeira, assim como qualquer outra lida, exige alguns preparativos. Eu os desconhecia totalmente. Fui me inteirando dos preparativos e cuidados necessários à medida em que enfrentava os pequenos desafios que me atribuía. Continuo fazendo algumas coisas da mesma forma intuitiva e com experimentação. Isso algumas vezes produz resultados ruins, com muitos erros. Mas algumas vezes, por incrível que pareça, a loucura dá certo. Entretanto, é preciso dar o braço a torcer, sem método, organização, limpeza e atenção constante, não se faz nada que preste. É lógico que desde que comecei até hoje já li dezenas de revistas, guias e tutoriais, então me considero um pouco mais familiarizado com alguns temas. Mesmo assim, continuo me colocando pequenos desafios. Não é que tenha medo dos desafios maiores. É que algumas coisas eu sei que jamais conseguirei fazer. E não digo isso por ter uma baixa-estima. Existem algumas coisas que não possuo nem ferramentas adequadas e nem a habilidade necessária para fazer. Isso inclui tudo que exija um torno e uma tupia de mesa, por exemplo. Também não sou nada bom com as junções "dovetails", demoro tempo demais para fazer os encaixes e acabo tendo muito retrabalho. Também já passei da fase purista, em que usava somente ferramentas manuais. As ferramentas elétricas facilitam tudo, não há como abrir mão delas.

Mesmo sabendo de tudo isso, não consegui terminar o baú de cobertores. Usei tábuas de pinus de 15 cm de largura, com 1,8 de espessura. Tem 1,20 m de comprido, 60m de altura e 45cm de largura. Só vou conseguir terminar amanhã.

Nenhum comentário:

Frase do dia