domingo, 28 de julho de 2013

As crianças preferem as férias

Ontem os dois foram dormir tarde. Acordaram às sete. No último dia de férias, todos os segundo são preciosos. Havia uma visível ansiedade para brincar o máximo possível.

_Vocês já escovaram os dentes? - perguntei logo que acordei.

_Daqui a pouco, pai. Estou lendo esse livro.

_É, paiê, daqui a pouco a gente escova. Estou brincando com as bonecas.

Não adiantava insistir, eu já sabia, não é a primeira vez que as férias das crianças acabam. Todas as coisas foram postergadas até o limite máximo. Todas as chances de brincar foram aproveitadas. Fomos almoçar na casa dos avós e a farra com os primos também se estendeu. Depois do lanche que valeu um jantar, no retorno pra casa, parecia que todo mundo estava voltando da casa dos avós, foi uma verdadeira procissão de fim de férias. Meu filho estava tão exausto que dormiu no carro. A menina também estava cansada, mas insistia em tagarelar sem parar, contando as histórias das festas e amigas.

_Ao chegar em casa, banho e escovar os dentes - eu disse.

_Mas paiê, nós já escovamos - disse a menina.

_Já perdeu a validade.

Na hora de dormir, uma última tentativa de postergar o descanso.

_Paiê, não consigo achar o cavalo de pelúcia.

_Você tirou ele de casa? Pois então, não se preocupe. Ele deve estar em algum lugar daqui de casa, talvez aqui mesmo neste quarto.

_Mas paiê, eu não consigo dormir sem o cavalinho - ela disse, fingindo choramingar. Fiz uma rápida procura pelo quarto e encontrei o bicho de pelúcia, no meio de um monte de bichos de pelúcia.

_É este?

_Valeu, paiê. Agora eu posso dormir sossegada - disse a menina.

Meu filho também acabou enrolando um pouco. Desceu, foi pegar um pouco dágua. Depois voltou e se enrolou no cobertor, está fazendo frio em Brasília.

_Pai, quando você era criança, qual você achava melhor, férias ou escola? - disse o menino.

_Hum, isso é peguinha? Parece pergunta com peguinha.

_Não, pai, é sério. Qual você preferia: férias ou escola?

_Férias.

_Eu também. Mas pai, eu pensei que você ia falar que preferia escola, só para me fazer sentir melhor.

_Tudo bem, eu preferia a escola. Está se sentindo melhor?

_Não. Eu sei que você preferia as férias. A verdade é que as crianças preferem as férias. Os adultos é que preferem a escola. Acho que é tudo porque nas férias as crianças podem dormir mais tarde e acordar na hora que quiser. E nas aulas as crianças têm que dormir e acordar muito cedo.

_Não se você estudar à tarde. Aí você não precisa acordar tão cedo. Mas em compensação, você fica com muito sono depois do almoço - eu disse.

_Eu prefiro escola de manhã. Também sinto muito sono depois do almoço.

Os dois dormiram rapidamente.



Nenhum comentário:

Frase do dia