quarta-feira, 23 de novembro de 2011
The Godfather e Bonasera
Nesses dias estou acordando mais cedo. Pensei que era outro sintoma de depressão, mas depois percebi que era o livro. Agora acordo todos os dias meia hora mais cedo para ler "O Poderoso Chefão", de Mário Puzo, em inglês. A diferença é enorme, não fica só no título. Toda tradução é uma traição, já diziam os sábios e o lugar-comum. Mas convenhamos, quem sairia de casa para ver um filme chamado "O Padrinho". Eu também não acordaria mais cedo para isso. Mas o faço para "The Godfather". Soa bem mais imponente em inglês, claro, colocam o nome do Todo-Poderoso na capa e lá dentro, Mário Puzo ensina qualquer contador de histórias a rezar a missa. Que livro!
Sim, vi os filmes várias vezes, e acreditava que o filme derivava do talento de Coppola, do grande cineasta e dos grandes atores do elenco. Papo furado. O livro é puro filme. Está tudo ali, escrito de uma maneira tão simples e genial que Coppola só precisava gritar Ação. Ainda estou no início, mas já me arrependi por anos e anos terem se passado sem que eu tivesse aberto esse livro no original.
Vivo lendo sobre comparações bizarras, pessoas que dizem detestar um livro e adorar o filme, ou o contrário, dizem que adoram o livro e detestam o filme. Mas pouco se ouve falar dos filmes que são muito bons e dos livros que também são muito bons. Cada coisa é uma coisa, é lógico, quem quiser que compare maçã com banana, eu não entro nessa. O que importa é que a minha lista de filmes excelentes e livros idem está aumentando, veja só:
LISTA DE LIVROS BONSPRACARAI E FILMES IDEM
1 - Moby Dick
2 - Laranja Mecânica
3 - A Fogueira das Vaidades
4 - O Nome da Rosa
5 - O Estranho no Ninho
6 - À Espera de um milagre (The Green Mile)
7 - Carrie, a Estranha
8 - O Senhor das Moscas (Lord of The Flies)
9 - Relíquia Macabra (O Falcão Maltês)
10 - O Talentoso Ripley
11 - O Amigo Americano
12 - A Ilha do Tesouro
13 - Os Cães de Baskerville
14 - Os 3 Mosqueteiros
15 - O Poderoso Chefão
É uma lista pequena, por enquanto, porque a minha memória abandonou a F1 muito antes do Barrichello e hoje só faz exibições breves, em curto-circuitos pequenos. Também não coloquei aí os filmes que vieram de grandes Graphic Novels e nem as que surgiram de excelentes contos/short stories. Sim, ainda falta muita coisa, mas quem tem tempo para pensar quando você está no início de "The Godfather", justo na hora em que Don Corleone chama o filho Santino para observá-lo numa conversa com Amerigo Bonasera, o agente funerário? É só agora que irei ler no livro, o diálogo daí de cima.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Muito bom, Careca. O Chefão é duca em livro, película e em mesa de bar.
PV, com 4 guardanapos de papel eu achava que conseguia imitar Don Marlon Brando, ha, ha. Abç,
Postar um comentário