quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Cartões Folksy Cards



PINK - "Who Knew"

Aqui vão alguns dos melhores cartões da Folksy Cards, a fictícia empresa que Donald E. Westlake inventou para Art Dodge, o sensacional personagem de Dois é Demais!. Art é o autor daqueles cartões tipo folder, com uma ilustração engraçada na capa e uma frase desconcertante assim que olha o que tem dentro.

"Beije-me outra vez... eu dou a outra face."

"Temos de parar de nos amar desse jeito... Vire de bruços."

"Amar é... nunca ter de dizer "quanto é?".

"Sare logo... meu médico disse que você também pegou."

Lembro que os cartões desse tipo um dia foram moda. Eu mesmo recebi alguns de amigos e familiares. As livrarias e papelarias consagravam seções inteiras para cartões bem-humorados. E havia também as camisetas, as almofadas engraçadinhas, as canecas de chá e chopp, os mousepads, etc. Depois dos cartões engraçadinhos, de humor negro, vieram os cartões musicais, os pop-ups, os cartões parecidos com cartões telefônicos plastificados e os cartões parecidos com cartões de crédito. Mas o insuperável cartão "De...Para" nunca saiu de moda.

No livro, Art conhece uma pesquisadora que escreve uma tese sobre a comédia humana. A moça faz uma entrevista rápida.

"O que é o humor, de fato?

"Fazer as pessoas rirem."

"Por baixo disso", ela falou. "O que significa o humor?"

"Aceitação. O cômico faz os outros rirem para que não o matem" - responde Art.

No final, depois de mil e uma peripécias divertidas, Art recebe um cartão da pesquisadora.

"Abrindo o envelope, encontrei um cartão do tipo que eu costumava publicar, apesar de não ser da minha empresa. A frente mostrava um homem vestido com a parte da frente de uma fantasia de cavalo, num cenário de palco de teatro. Dentro, dizia: "Não posso continuar sem você."

Art não acha graça e joga o cartão fora.



Nenhum comentário:

Frase do dia