terça-feira, 3 de setembro de 2013

Vai tombando, chapéu de palha!



Janelle Monáe Ft. Prince - Givin Em What They Love

_Vai tombando, chapéu de palha! - a gente diz, rindo entre os dentes.

É assim - acompanhada de uma risada de deboche - que dizemos na casa dos meus pais, quando queremos que alguém desista de alguma idéia, seja ela boa ou ruim. É uma frase sutil. Repare que não há nada que explicite algum juízo de valor contra a idéia em si, ela nem sequer é mencionada. É apenas um aviso para você ir tirando o cavalinho da chuva, porque desse mato jamais sairá coelho algum. Não adiantará espernear, nem fazer beicinho. Também não vai adiantar espremer graça, fazer figa ou bater na madeira três vezes, pé-de-pato, mangalô.

Seria fácil se fosse só isso, mas a expressão também é usada quando queremos que alguém desista de nos querer fazer desistir. Bola pro mato que o jogo é de campeonato. Nem a pau, Nicolau! Mas nem que a vaca tussa e os porcos voem. Nem vem, que não tem. Nem aqui e nem na China.

_Vai tombando, chapéu de palha! - a gente diz, mordendo os dentes, até com um pouco de raiva, mas sem ser agressivo, só energia.

Por último, a depender do tom de voz em que é usada, a expressão também pode significar exatamente o oposto dos significados anteriormente mencionados: uma resignação quase campesina ante a inexorabilidade do inevitável! Agora é tarde, Inês é morta. Acabou-se o que era doce. Quem comeu, bem, quem não comeu, amém.

_Vai tombando, chapéu de palha! - a gente diz, batendo a mão no joelho, como quem perde uma aposta.

Essa expressão, como todas as que usamos desde a infância, tem uma penca de histórias grudadas como só as histórias contadas e recontadas em família podem ter. Ela sempre me lembra as conversas à volta da mesa, depois do almoço, bebendo café na xícara pequena de metal, que minha avó sempre usava. Também me lembra fogueira, violão, e a felicidade de estar perto das pessoas que nos querem bem.

_Vai tombando, chapéu de palha! - eu digo pra mim mesmo. Rá. Ainda estou bem longe de desistir.


P.S. : amigos, esse é o meu post de número 2040. Com ele chego também a 100 mil visitas ao blog e 146 mil pageviews na contagem do Sitemeter. Na contagem do Google, estou com pouco mais de 217 mil visitas. Está na hora de dar uma sacudida no blog.

2 comentários:

leila disse...

ah tá. vai tombando companheiro

leila disse...

ah tá. vai tombando compadre

Frase do dia