domingo, 1 de setembro de 2013

Escorpião



Arctic Monkeys - Stop The World I Wanna Get Off With You

O domingo começou com meu filho encontrando um escorpião na piscina. Era bem pequeno e escuro. Não sei muita coisa sobre escorpiões, mas aplico em todos eles a lição da velha escola: mate sem piedade. Era o que eu pretendia fazer, mas o meu filho achou uma injustiça.

_Pai, isso não é certo. Nós invadimos o habitat dele. Construímos uma piscina onde antes era o caminho dele e dos ancestrais.

_Pirou? É isso que estão ensinando na escola?

_Você precisa ter mais consciência ecológica, pai.

_Consciência ecológica?! Com escorpiões!

_Ele não tem culpa de ser escorpião.

_E nem eu tenho de ser humano, de ter horror a escorpião e de querer todos eles longe daqui de casa, especialmente da piscina!

_Pai, não é justo. Ele é só um aracnídeo. Existem mais de mil e quinhentas espécies de escorpiões e pouquíssimas - só umas 25 - são venenosas - esse meu menino sabe tudo sobre bichos, eu pensei, orgulhoso.

_E se esse aí for um dos peçonhentos?

_É muito pouco provável.

_Não vou correr o risco.

_A gente poderia capturar ele e soltar em outro lugar.

_Soltar? E se ele for venenoso e picar uma criança? E se ele picar o Rafa? Eu? A sua mãe?

_Mamãe não entra na piscina faz um tempão.

_Não é disso que estamos falando!

_Do que é que vocês estão falando? - disse a minha mulher, que tinha acabado de chegar na beira da piscina, onde todo o debate ecológico acontecia. Inteirada do impasse, minha mulher sugeriu que o escorpião fosse colocado dentro de um vidro com álcool para ser levado para a escola e mostrado para todos os colegas.

_Mas o escorpião vai morrer! - disse meu filho.

_São mais de mil e quinhentas espécies e nenhuma está em extinção - eu disse.

Meu filho ensaiou um protesto quando viu o escorpião ser mergulhado num copinho com álcool. O bicho ficou imóvel, a cauda arqueada sobre a metade do corpo, em posição de ataque. Qualquer pessoa que visse acharia aquilo bem bacana.




Nenhum comentário:

Frase do dia