domingo, 1 de setembro de 2013
Escorpião
Arctic Monkeys - Stop The World I Wanna Get Off With You
O domingo começou com meu filho encontrando um escorpião na piscina. Era bem pequeno e escuro. Não sei muita coisa sobre escorpiões, mas aplico em todos eles a lição da velha escola: mate sem piedade. Era o que eu pretendia fazer, mas o meu filho achou uma injustiça.
_Pai, isso não é certo. Nós invadimos o habitat dele. Construímos uma piscina onde antes era o caminho dele e dos ancestrais.
_Pirou? É isso que estão ensinando na escola?
_Você precisa ter mais consciência ecológica, pai.
_Consciência ecológica?! Com escorpiões!
_Ele não tem culpa de ser escorpião.
_E nem eu tenho de ser humano, de ter horror a escorpião e de querer todos eles longe daqui de casa, especialmente da piscina!
_Pai, não é justo. Ele é só um aracnídeo. Existem mais de mil e quinhentas espécies de escorpiões e pouquíssimas - só umas 25 - são venenosas - esse meu menino sabe tudo sobre bichos, eu pensei, orgulhoso.
_E se esse aí for um dos peçonhentos?
_É muito pouco provável.
_Não vou correr o risco.
_A gente poderia capturar ele e soltar em outro lugar.
_Soltar? E se ele for venenoso e picar uma criança? E se ele picar o Rafa? Eu? A sua mãe?
_Mamãe não entra na piscina faz um tempão.
_Não é disso que estamos falando!
_Do que é que vocês estão falando? - disse a minha mulher, que tinha acabado de chegar na beira da piscina, onde todo o debate ecológico acontecia. Inteirada do impasse, minha mulher sugeriu que o escorpião fosse colocado dentro de um vidro com álcool para ser levado para a escola e mostrado para todos os colegas.
_Mas o escorpião vai morrer! - disse meu filho.
_São mais de mil e quinhentas espécies e nenhuma está em extinção - eu disse.
Meu filho ensaiou um protesto quando viu o escorpião ser mergulhado num copinho com álcool. O bicho ficou imóvel, a cauda arqueada sobre a metade do corpo, em posição de ataque. Qualquer pessoa que visse acharia aquilo bem bacana.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário