terça-feira, 24 de setembro de 2013

Vivendo na selva



Black Joe Lewis & The Honeybears - Livin' In The Jungle

Aqui, nada funciona. O que pode ser bem exasperante, às vezes, mas acho que estamos todos acostumados. Só quando vamos ao exterior é que percebemos que as coisas poderiam ser bem melhores. Mesmo assim, acho que estamos perdendo as referências. A degradação lenta e contínua atrapalha a nossa percepção das coisas. Estamos ficando cada vez mais sem importância no mundo.

Mesmo assim, esmorecer não é a solução. Em primeiro lugar, quero um País onde seja possível obter educação de boa qualidade nas escolas públicas para os meus filhos. Nessas escolas, quero professores que não sejam obrigados a entrar em greve todos os anos para garantir melhores salários e melhores condições de ensino. Também gostaria que os professores fossem respeitados pelos alunos, pelos pais de alunos e pelos administradores públicos. Quero que esses professores transmitam conhecimento e estimulem o pensamento crítico, sem confundir as duas coisas com doutrinação ideológica e proselitismo. Da minha parte, continuarei a participar ativamente das reuniões e atividades na escola.

Quero um país com cidades limpas, iluminadas e seguras, onde as crianças possam brincar na rua e seja possível passear à noite com minha mulher sem medo de ser atacado. Da minha parte, continuarei a colaborar com a limpeza, inclusive com a observação das disposições que regulam a construção de calçadas, plantio de árvores, cuidado com os animais, etc. Quero as cidades com bons serviços de saúde, onde não seja preciso conhecer alguém (e nem pegar um avião) para conseguir uma consulta e tratamento adequado. Da minha parte, observo as orientações dos agentes de saúde no que se refere à proliferação de mosquitos, insetos e roedores. Adicionalmente, procuro manter hábitos saudáveis.

Quero que as estradas permitam o livre trânsito com segurança, sem buracos e sobressaltos. Que os aeroportos e portos sejam adequados.

Em suma, quero que as coisas funcionem e que o Estado garanta a cada um a liberdade de pensamento, expressão e de empreendimento.

Nenhum comentário:

Frase do dia