sexta-feira, 14 de junho de 2013

Tecnicalidades



Curb your enthusiasm - Naturally a magician

Meu filho é alérgico a alguma coisa que o deixa com os olhos coçando e o nariz entupido e escorrendo. Já fizemos uma coleção de consultas médicas, com suspensão de produtos variados, do leite à lã. A medicina progrediu uma barbaridade, mas no que se refere a alergia, os mistérios ainda são muitos. O lado bom é que ele não apresentou sintomas muito graves e que acredita-se que as alergias dele desaparecerão com o tempo, naturalmente. De qualquer forma, estamos sempre procurando o que provoca reações alérgicas no meu filho. Exercemos um controle rigoroso contra poeira, mofo, pó, e produtos que tenham algum aromatizante. Nos últimos tempos, acho que ele acabou desenvolvendo uma alergia aos pelos do Rafa, o cachorrinho shi-tsu. Rafa é preguiçoso e passa horas deitado no sofá, onde as crianças também gostam de passar horas vendo TV, que fica na parte da casa que é mais escura e úmida. Mas os sintomas dos últimos dias podem ter sido desencadeados pela piora do tempo, os dias estão mais frios, especialmente as madrugadas, e meu filho tem o sono agitado, vive espalhando os cobertores pelo chão. Também suspeitamos que o fato de andar quase sempre descalço e com pouco agasalho também contribua para o nariz entupido. Repito então, as mesmas recomendações que minha mãe me fazia.

_Não fique com os pés no chão frio. Fique calçado! - eu digo, várias vezes a intervalos regulares de meia hora.

_Sim, está certo - ele responde. Com dez anos de idade, ele sabe que a melhor maneira de se livrar de um incômodo é concordar rapidamente com a pessoa que está incomodando sem fazer nada do que ela esteja dizendo. É batata. De longe posso ouví-lo fungando e chupando o nariz.

_Você está calçado? - eu pergunto, ainda de longe.

_Não.

_Se eu chegar aí e você estiver descalço, o video-game estará suspenso por um mês. Tem certeza de que está calçado?

_Só um instante, pai.

E como eu não quero deixá-lo de castigo, só vou vê-lo depois que já dei tempo mais do que suficiente para que ele encontre um par de chinelos.

_Mas você continua descalço - eu digo, logo que o vejo.

_Não, pai, estou de meias. Tecnicamente não estou com os pés no chão frio.

_Tecnicamente?

_É, pai. Existe uma camada de tecido entre os meus pés e o chão. Tecnicamente não estou descalço.

_Mas está com os pés gelados e o nariz escorrendo.

_Não, pai, o meu nariz não está escorrendo, está só entupido. É diferente.

_Tem razão, é diferente.

_Então eu não estou um mês de castigo, certo?

_Não, tecnicamente, não. Só está com acesso proibido às telas de vídeo durante quatro semanas.

Depois fiquei pensando que ele pode ser alérgico a telas de vídeo.





Nenhum comentário:

Frase do dia