sábado, 28 de janeiro de 2012

Errar se erra errando



Nazareth - Morning Dew

Estou pegando uma mania besta de esquecer os tênis. Eu desço, vou para o computador no escritório e acabo ficando só de meias. As muriçocas voltaram então é preciso proteger os pés. Deixo os tênis debaixo da mesa, leio e escrevo. Às vezes desenho no computador, mas prefiro usar papel. Vou direto no moleskine, não gosto de fazer rascunho. Em geral, fico tentando desenhar primeiro na cabeça, depois é que rabisco. Durante anos desenhei direto com caneta gel preta. Errei muito. Acho que aprendi a conviver com os erros. Começo a acreditar que isso é um acerto, embora não seja muito ortodoxo. Eu me distraio e quando vejo estou em alguma outra parte da casa, só de meias. Rafa, o cãozinho shi-tsu da minha filha, gosta de puxar as minhas meias. E então vou procurar os tênis.

Encontrei quatro pares de tênis debaixo da mesa do escritório. Estou fazendo escola. As crianças também estão deixando as sandálias e chinelos debaixo da mesma mesa. Rafa também começa a trazer coisas para colocar debaixo da mesa. Rafa é seletivo. Traz só as coisas que mais gosta. Um velho par de meias amarradas, que a minha mulher jogou para que ele brincasse e eu nunca mais usasse. Tem ainda um graveto que ele mordisca e uma bóia branca de caixa dágua. Ele encontrou a bóia no quintal. É o seu brinquedo predileto. É maior do que a cabeça do Rafa, essa bóia.

Enquanto escrevo essas coisas, meu filho vem me dizer que está sem sono e não consegue dormir. Prevejo problemas para a próxima segunda-feira, que é quando as aulas vão recomeçar. A semana de readaptação ao horário de escola foi um fracasso, é claro. As crianças continuaram a dormir tarde. Mas depois de amanhã eu retorno para aquele papel de pai chato que fica controlando horário. Dizem que a gente aprende com os erros, mas eu acho que isso está errado. A gente aprende é com os acertos e sucessos, pois é deles que gostamos de lembrar. Os erros a gente trata logo de esquecer.

Nenhum comentário:

Frase do dia