terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Os melhores do Natal

Vou listar apenas os três primeiros que me vieram à memória e que sempre tenho vontade de reler em dezembro:

1 - Oscar Wilde - O gigante egoísta - Não é um conto ambientado no Natal, mas sempre me lembro dele nessa época do ano. Há alguns anos tenho as obras completas de Wilde pela Editora Saraiva, em papel bíblia. Está em algum lugar por aqui, na minha estante. Se não me engano, foi meu amigo Ruble quem me deu de presente. O final deste e de outros contos do livro sempre me deixaram melancólico e com um aperto no coração.

2 - Paul Auster - O Conto de Natal de Augie Wren - Harvey Keitel fez o papel de Augie em Cortina de Fumaça, "Smoke". Mas como li o livro antes de ver o filme, quem ficou grudado no pelo de Augie Wren, pelo menos na minha cabeça, foi a de um sujeito parecido com o Paul Auster. Esse sujeito persegue um ladrãozinho de livros pelas ruas e só consegue pegar a carteira do larápio onde encontra uma identidade e um endereço. É um rapaz negro. O narrador vai à sua procura ladrão e acaba por visitar uma velha cega. O que acontece antes, durante e depois é tão mágico quanto os quadrinhos de Calvin e Haroldo.

3 - John Cheever - O Natal é triste para os pobres - Esse conta a história de um ascensorista que vai recebendo presentes de todos os moradores do edifício onde mora, em New York. É hilário, triste, sério e gozado. Sempre me deixa com a vontade de ler mais coisas do John Cheever.


O problema de ter saudades dos livros é a minha estante desorganizada. Demoro horas para achar o livro que estou procurando. Nesse meio tempo, esqueço o livro que procuro e começo a folhear outro que me chamou a atenção. Aí leio um parágrafo bacana e resolvo começar este outro livro, que também é sensacional. Depois me lembro que já existem três livros no banheiro, meu refúgio secreto e inexpugnável de leitura. Dois são para disfarçar e impedir que a Rose - a universitária e faz-tudo que trabalha aqui em casa - complete a bagunça de vez na estante. Já expliquei o estratagema em outros posts. Um dos três livros, Plexus, eu realmente estou lendo. E está realmente muito bom.

Mas se vocês, ó minha Kombi de Leitores, estiverem a fim de ler livros legais neste Natal, podem embarcar em qualquer desses três daí de cima. É batata.

Nenhum comentário:

Frase do dia