quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A dedicação da oposição

Li na Folha que os oito governadores do PSDB se reuniram e disseram que não farão oposição.

“Por mais de duas horas, Geraldo Alckmin, eleito por São Paulo; Antonio Anastasia, reeleito em Minas; Beto Richa, eleito no Paraná; Marconi Perillo, por Goiás; Siqueira Campos, em Tocantins; Anchieta Júnior, em Roraima; e Simão Jatene, no Pará; trataram dos rumos políticos do partido, ao lado de Teotônio Vilela, reeleito em Alagoas e anfitrião do grupo.” Ao ler a notícia, liguei imediatamente para D. Crédula, a bela velhinha intelectual que acredita que no Brasil ainda existem políticos na oposição.

_D. Crédula? Ficou sabendo da reunião dos governadores?

_É claro. Que turma aguerrida! Que atrevimento! Que audácia! Fiquei orgulhosa, não precisava tanto. Isso é que é resistência cívica! É um time de atacantes!

_Mas D. Crédula, o Sérgio Guerra falou que os governadores não vão fazer oposição.

_É claro, o Sérgio foi de uma esperteza peripatética. Ele, com astúcia subliminar, deixou a situação pasma por fingir acintosamente que não existe inteligência no comando oposicionista, quando é possível ler claramente nas entrelinhas e até entre os perdigotos proferidos que a oposição está onde sempre esteve.

_ Onde? Em São Paulo? Em Minas?

_Sim e também alhures e algures.

_Em Alagoas também?

_E também em Pernambuco, onde a vitória da oposição foi esmagadora.

_Mas D. Crédula, o candidato da oposição não venceu em nenhum dos mais de 160 municípios de Pernambuco. Nenhum.

_É, talvez tenha havido exagero na campanha oposicionista entre os pernambucanos. É o preço a se pagar pela veemência. O Aécio e o Sérgio são mesmo exagerados.

_Mas D. Crédula, o Jarbas Vasconcelos foi o único a fazer campanha para o Serra no estado. E ele é do PMDB, partido do vice da candidatura da situação.

_Pois é, a influência de Aécio sobre os governadores do Nordeste é tão absoluta que conseguiu atrair e cooptar o Jarbas.

_Como?

_ É o mesmo que acontece agora, quando Aécio manobra com argúcia para acalmar os arroubos da oposição extremada, sem freio nem peias, que poderia levar a um confronto antes do momento adequado. Ao mesmo tempo, espertamente, Zezim finge uma postura esquiva e sumida, quando sabemos que está atuando intensamente nos bastidores para assegurar lugar privilegiado no cenário de guerra que se avizinha.

_Será mesmo?

_Todos os sinais já foram dados. A oposição já inverteu o debate. Ao invés de reagir a provocações e humilhações contínuas, os guerreiros Aécio e Serra inovam e se sobressaem propondo o diálogo, o debate político de alto nível e abrangente. Essa coligação de governadores, que aos olhos do leigo pode parecer no primeiro momento exibir oito palermas amedrontados no canto do ringue, revela uma postura moral mais profunda e transcendental. Isso é algo que ficará enraizado no coração do povo brasileiro. Ao sublimar a covardia de uma maneira tão despudorada, os governadores da oposição mostram que estão firmes, embora pareçam resfolegar como subalternos quadrúpedes à espera da hora de buscar os chinelos do dono. É até uma maldade o que essa oposição está fazendo. Os estragos serão terríveis.

_Para quem?

_Não se preocupe, essa conta será paga.

_Já sinto no meu próprio bolso – eu disse, antes de desligar.

E depois eu fico pensando que os governadores conversaram sobre os assuntos da Carta de Maceió por mais de duas horas. É muita dedicação. É muito esforço. Devem ter ficado muito, muito, muito cansados.

2 comentários:

Sunflower disse...

Parei no vocabulário de D. Crédula.

Careca disse...

Sun, ela treina com Palavras Cruzadas.

Frase do dia