sábado, 25 de dezembro de 2010

A fada dos dentes tira folga no Natal

Minha filha, que agora tem seis anos, perdeu dois dentes de forma não usual no início deste ano. A coisa aconteceu numa disputa com uma coleguinha na escola. Pelo que me contaram, foi assim: ela mordeu um pedaço de pano. A coleguinha puxou com força e levou o pano e dois dentes junto. Doeu e sangrou muito. Foram os primeiros dentes que perdeu, a coisa aconteceu fora da hora e de uma maneira ruim. Para se ter uma idéia, a diretora, duas assistentes e quatro professoras foram mobilizadas para receber a minha mulher, chamada para buscar a menina. Depois descobri que o pedaço de pano era uma gravatinha de boneca. Essa foi a versão mais inteligível da história. Desde então, o assunto "dentes da princesinha" sempre foi tratado com muito cuidado aqui, na Família Careca.

Na véspera de Natal, outro dente de baixo resolveu se soltar. A princesinha e o irmão haviam pedido para passar a noite com os primos, na casa da irmã da minha mulher. Parece que está escrito em algum lugar que nós, os pais, não teremos a honra de testemunhar a queda de dentes dessa menina. Desta vez, o dente se soltou depois de ficar sendo balançado com a língua por umas três semanas. Ontem, o dente finalmente deixou a resistência de lado e partiu. Ela não sentiu nenhuma dor, mas ao ver o sangue, desatou a chorar. A tia contou que o fenômeno chororô durou umas duas horas, com altos e baixos, de acordo com a reação do público presente.

Ficamos sabendo de tudo na hora do almoço da véspera de Natal, quando ela exibiu o dente, orgulhosa, embrulhado num exagero de papel. Decidimos colocar numa caixinha especial de madeira, que eu mesmo fiz, com entalhes e marchetaria. O resto do dia foi dedicado aos preparativos natalinos, de maneira que eu acabei me esquecendo da fada dos dentes.

_Paiê, a fada dos dentes não veio!

_Deve ter sido por causa do Natal, filhota. As fadas não trabalham, você sabe.

_Ué, e por quê?

_É para não ter confusão. Senão é fada trombando com Papai Noel, elfo batendo em rena voadora, o tráfego aéreo intenso, é uma loucura. Assim, filhota, até por questões de segurança, as fadas recebem férias coletivas na véspera de Natal e só voltam ao trabalho no domingo.

_E por quê o Papai Noel não deixa uma moeda no lugar da fada?

_Putz, porque o negócio do Papai Noel é brinquedo, filhota. A mágica dele é boa pra isso. Se ele resolvesse deixar dinheiro pra dente, as crianças corriam o risco de ganhar dentes de brinquedo, não ia ser legal.

_Ah, bom - ela disse.

E depois eu fiquei pensando que se o Papai Noel entregasse dinheiro pelos dentes, eles seriam fabricados na China, não durariam três meses, tocariam músicas irritantes e as pilhas não estariam incluídas, é claro.

_Paiê?

_O quê?

_Da última vez a fada deixou uma nota de vinte reais pelos dentes.

_Putz, isso tudo? - eu disse.

_É, paiê. E também tinha um bilhete pedindo para eu deixar dez reais de troco.

_E você deixou?

_Não, paiê, eu não sei ler ainda.

Minha mulher me disse que a fada dos dentes fez a previsão de inflação anual chegar onde nunca antes neste país havia chegado.

Nenhum comentário:

Frase do dia