quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Está tudo ótimo

Eu converso com um primo em segundo grau que cursou o primeiro semestre de engenharia civil numa universidade federal. É um rapaz super-inteligente. Ele está muito empolgado com o curso. É estudioso, passou entre os cinco primeiros colocados no vestibular e tirou as notas máximas em todas as matérias neste semestre. Não é do tipo nerd, é antenado, vai aos shows, paquera, pratica esportes, etc. O garoto é um tremendo modelo.

-E o que está achando da universidade? - eu pergunto.

-É ótima. Tudo muito bem organizado e ficando ainda melhor. O reitor é ótimo e vem fazendo uma excelente administração, o campus está se expandindo, muito prédio novo, laboratórios, tem um restaurante novo para a engenharia que é uma beleza - ele responde.

-Caramba, que maravilha! Que surpresa boa! Puxa vida, confesso que não esperava ouvir isso. No meu tempo os laboratórios eram uma comédia, os professores viviam insatisfeitos com o salário, as greves estouravam a torto e direito, a área meio queria mandar mais do que a área fim, o campus era inseguro, furtos eram frequentes e a comida do bandejão não era lá essas coisas. Como é a comida desse restaurante de vocês?

_Er. O restaurante ainda não está funcionando. Mas é tudo novinho, de primeira qualidade. A gente vê pelas janelas. Tiveram um problema com a licitação. Tem mais de um ano que não conseguem resolver esse problema, mas está tudo ali, prontinho para funcionar. Tem umas coisas para arrumar, mas é tudo bem organizado. Vai ser rápido.

-Aposto que é uma beleza. E as aulas? Retorna em fevereiro?

_Isso. Mas estão falando em nova paralisação, puxada pelos funcionários. Os alunos devem se solidarizar com a paralisação por conta do pagamento de um gatilho emperrado de um tal plano Bresser retroativo. É uma reivindicação mais do que justa e os estudantes decidiram apoiar o movimento. Os professores se dividiram. Antes de fechar o semestre e rodar a folha de dezembro, os funcionários fizeram um dia de paralisação de advertência e se reuniram com o reitor - disse o meu primo.

_E? - eu disse.

_O reitor é ótimo, ele garantiu que ninguém terá um dia sequer cortado do salário. Depois disso, não sei, mas parece que o movimento de paralisação ganhou força e agora já se fala em retorno só depois de março. Mas não tem problema, porque não vou viajar.

_Vai fazer o curso de verão?

_O que é isso?

_Nada. Esse reitor é mesmo muito bom - eu digo.

_Ele é ótimo - disse o meu primo.

_Nó!

2 comentários:

Mwho disse...

Careca,
Acho que o rapaz ainda acredita em Papai Noel...

Careca disse...

Mwho, nele e em muitos, muitos outros sobra espírito de Natal e falta espírito crítico.

Frase do dia