sábado, 8 de dezembro de 2012

Rabo preso

Meu filho, aos sete anos de idade, não tinha nenhuma dúvida sobre pokemons. Com oito anos ele sabia tudo sobre dinossauros. Agora, com nove anos de idade, ele sabe tudo sobre os bichos. É o seu assunto predileto. Sua paixão, seu quizz-show, sua mania. É comum ele interromper uma conversa qualquer no almoço para nos informar sobre os hábitos alimentares dos ursos, a vida das tuatuaras, o principal predador dos escorpiões, ou que os pavões são admirados desde a antiguidade porque são bonitos e principalmente porque são imunes ao veneno da maioria das serpentes. Ele é fascinado pelo falcão peregrino, um animalzinho de 700 gramas que é capaz de atingir uma velocidade estonteante num mergulho fatal para sua presa. Todo dia aprendo alguma coisa sobre o pequenino falcão. E quando estamos sozinhos no carro, como agora, ele invariavelmente fala alguma coisa sobre os bichos.

_Pai, eu acho que os seres humanos seriam mais felizes se tivessem rabo - ele diz.

Eu concordo, é claro. Mas não digo que alguns seres humanos já têm o rabo preso ou coisa que o valha. Ele então começa a me falar as vantagens de se possuir uma bela cauda livre.
Segue uma pequena lista de algumas dessas vantagens:

_Tinha que ser uma cauda prêensil, pai. Só assim a gente poderia segurar alguma coisa com ela.

_Acho que um rabo seria muito útil para amarrar o cadarço dos tênis. Enquanto as duas mãos davam o nó, o rabo poderia segurar por cima, para não escorregar.

_Poderia servir como uma terceira perna, a gente nunca ia cair.

_O rabo serviria para a gente ficar pendurado e balançar.

_Serviria para segurar um cotonete enquanto a gente estivesse escovando e tomando banho, ao mesmo tempo.

_Serviria para cutucar uma pessoa sem usar as mãos. Ela nunca descobriria que você é que tinha cutucado.

_Serviria para tapar um ouvido para escutar melhor no telefone, sem parar de comer biscoito.

Tento apontar algumas desvantagens.

_Ia ser difícil vestir uma calça jeans.

_As cadeiras de cinema teriam que ser repensadas.

_Seria mais uma coisa para se lavar e pentear todos os dias.

Aqui eu me alongo um pouco.

_E seria superchato de se falar. Você já lavou o seu rabo hoje? Menino, anda, levanta daí e vá lavar o rabo. Olha, disfarça aí, mas vá ao banheiro porque o seu rabo está sujo.

Mas ele está convencido de que as vantagens são insuperáveis.

_Pai, eu seria campeão de videogame.

Nenhum comentário:

Frase do dia