quarta-feira, 29 de abril de 2009

Para não dizer que eu não falei de suínos

É, há um clima de bacon no ar.

Lendo a prestigiosa New Yorker fiquei sabendo do que aconteceu nos EUA, em 1976, quando o governo e a mídia propagandearam um certo pânico em torno de uma provável epidemia de uma gripe dos toucinhos.
Na época foi assim. Um soldado morreu de gripe. A mídia e os sábios da época trombetearam. O governo Ford optou pela vacinação em massa, mandou produzir um catatau de vacinas e gastou bilhões em propaganda. Não deu em nada. A epidemia não ocorreu.

Os críticos apareceram para dizer que o governo não fez o que precisava e gastou demais no que não era necessário. Desde então, o “swine flu of 1976” é um “case” de referência nos EUA.

2009. O quadro de hoje é de uma pandemia. A doença já se manifesta em várias partes do planeta. Todo mundo fica de olho na maior potência do mundo para ver o que é que os gringos vão fazer. Inclusive nós.

No Egito, a turma não quis nem saber. O governo mandou erradicar a população de rabicós.

Hoje em dia, no meio desse mundo de especialistas, eu fico meio sem jeito de dar a minha opinião simples, elegante e sincera. Ainda mais com assunto tão sério.

Mas aqui vai.

Caldo de galinha é sempre muito bom. Eu não fico bem de máscara cirúrgica. Mas vou usar. E sempre que alguém espirrar do meu lado eu vou soprar, soprar e soprar. Disfarçadamente, é claro.

10 comentários:

Rodrigo disse...

Bela análise, Careca. Essa case é interessante, porque agora, com a globalização, todo mundo acha que tá pra se fuder ehhehe E não tá.

P.S.: muda meu link ;p

leila disse...

e a gripe aviária?

Careca disse...

Rodrigo, e não tá não?

Rapaz, estou sempre me esquecendo de mudar, mas agora está feito.

Careca disse...

Leila, parece que essa gripe aviária é um assunto escaldado.

franka disse...

e o zé que tá doido pra fazer uma leitoinha?

milamaegi disse...

Concordo com suas soluções, principalmente a de assoprar qd algm espirra!
E da-lhe caldo de galinha q é bom d+!

Tenho acompanhado seu blog, gosto mt!

Careca disse...

Franka, é a hora certa!

Careca disse...

Mila, a OMS e o Obama também recomendam o sopro. Seja bem-vinda à kombi!:)

Janaína disse...

Careca, pensa comigo: veio a vaca louca, todo mundo ficou com medo de comer carne bovina. Depois, gripe aviária. Todo mundo com medo de comer carne de frango. Agora, gripe suína, todo mundo com medo de comer carne de porco. Isso é complô de movimentos sociais vegetarianos, oras! A próxima gripe vai envolver peixes! Como será o nome dessa gripe hein? Abraços!

Careca disse...

Janaína, é certo que a Íctio-gripe também virá! A única solução é fazer um churrasco!

Frase do dia