segunda-feira, 20 de abril de 2009

As técnicas de navegação do Careca

Ninguém me perguntou, mas decidi descrever aqui o meu singular método de navegação na Internet. Em primeiro lugar, eu não uso caixa de buscas, a não ser que eu saiba o que estou procurando. Isso raramente acontece. Em geral, eu não sei o que estou procurando. E isso explica porque encontro poucas coisas no mar de informações da Internet. Mas só parcialmente.

Como qualquer ser humano, não tenho a menor idéia do que está acontecendo “lá fora” a partir do momento em que estou no meu cubículo, de frente para a minha tela de LCD. Falo sério. Pouca gente sabe ou sequer se importa com o que está acontecendo “lá fora”, a não ser que o ar-condicionado esteja com defeito.
Não vou dizer que é uma regra, mas a maioria das pessoas é como eu. Trabalha para ficar o maior tempo possível sem fazer nada.

Nos domingos eu acordo mais cedo, junto com as crianças, exatamente para não ter nada que fazer durante o maior tempo possível. Durante a semana, eu fico contando o tempo para saltar fora antes que sobre mais trabalho para mim. E eu nem me considero preguiçoso. Mas devo ser um tipo lento, sem o novo difusor da F-1, e sempre sobra trabalho para mim. O que é bom, mas tem o lado ruim de me manter ocupado mesmo quando não quero fazer nada.

A segunda parte do meu método de navegação é o meu extraordinário faro navegador para assuntos interessantes. Eu desenvolvi a habilidade para encontrar temas fantásticos e super-maneiros quando a Internet ainda engatinhava em pixels contados a dedo. Depois de muitos anos, a experiência mostra, descobri que é possível achar um monte de assuntos bacanas na rede desde que você saiba fazer a pergunta certa. Mas o fundamental mesmo é ter sorte. E também gostar de bobagem.

O terceiro e mais importante ponto da minha técnica de navegação em rede é a perseverança. É muito importante não desistir logo na primeira bobagem que você encontrar. Nem na segunda. Nem na terceira. Aliás, se for desistir por causa de bobagem então é melhor nem navegar.

Em duas palavras, o meu principal e exclusivo método consiste em seguir a onda, no melhor estilo “yak shaving”.

3 comentários:

Rodrigo disse...

Eu não vivo sem o google, e isso é péssimo!

Careca disse...

Rodrigo, a gente se habitua com o supérfluo e acaba dependente. Mas é só ficar de olhos abertos.

Paulo Bono disse...

É, tb sou preguiçoso.
fico só no google.
pra tudo.

abraço

Frase do dia