segunda-feira, 2 de março de 2009

Um livro de nós



Comprei um livro que ensina a fazer nós. Não nós, seres humanos, mas nós, aqueles de amarrar. Se bem que a gente também amarra os seres humanos. Bom, mas é um livro sobre nó de forca, nó cego, nó duplo e mais de 100 tipos diferentes de nós. Eu jamais imaginei que existissem tantos nós diferentes. Nó é um tema que eu achava que daria no máximo uma apostila, com quatro folhinhas. Mas são 220 páginas, fora a dedicatória, capas e sobrecapas.

O livro chama “Manual de Nós”. A princípio eu pensei que era uma nova coletânea de poesias do Manoel de Barros. Seria bem típico dele, escrever um livro de versos amarrados, com a condição específica do livro ficar longe da seção de poesia, na parte de artes manuais.

Então comprei o livro por esses dois motivos: porque eu pensei que poderia fingir que esse era um novo livro de poemas do Manoel e também porque não sabia que existiam tantos tipos diferentes de nós.

Estou lendo o livro agora. Em geral, mantenho dois livros na mini-estante do banheiro. Para despistar a Rose, que é a empregada-babá-faxineira-governanta e faz-tudo daqui de casa. Se eu deixo só um livro, a Rose pega o que eu estou lendo no banheiro e leva para a estante. Ali, eu não consigo encontrar o livro nunca mais. Entretanto, descobri que se coloco dois livros na mini-estante do banheiro a Rose pensa que um é da minha mulher. Então, ela não mexe, que ela não é boba.

Estou terminando o Tigre Branco, do Aravind Adiga, que é muitcho bom. E agora coloquei sobre ele o “Manual de Nós”. O livro é cheio de ilustrações de nós, com o passo a passo para se atingir a perfeição na arte de amarrar o boi, o barco e também o ser humano. Acabo de passar pelo “Nó Bachmann”, muito utilizado por alpinistas e espeleólogos. Muito bonito, esse nó. E muito útil também. Estou me amarrando. Caramba! Consegui resistir ao trocadilho até o último parágrafo...

11 comentários:

Mwho disse...

Abandonei o curso de Arrais Amador na aula de nós...

Anônimo disse...

Careca, só você pra achar um livro de trocentas páginas sobre nós... rsrsrs Abraços!

Anônimo disse...

nossa careca, isso pode ser extremamente útil, exatamente pra que eu não sei...

Careca disse...

Mwho, o mundo não pode perder um grande capitão por causa de uns laços e cordas. Rematrícula!

Careca disse...

Janaína, o livro é de uma editora portuguesa chamada Lisma. O gajo que escreveu se chama Gordon Perry. É bacana. Superespecializado.

Careca disse...

Franka, superútil. Vou voltar lá para comprar um outro, sobre tacos de golfe. Existem muitos tipos de tacos de golfe. Embora eu não jogue golfe. Mas vai que um dia eu jogue...

Bucaneiro disse...

Olá Careca, estou procurando o tal livro e não consigo encontrá-lo. Por gentileza onde comprastes. Grato.

Raul de Paulo Filho.

rua antero de Moura 428

São Vicente São Paulo

ID. 105*148509

Bucaneiro disse...

Olá Careca, estou procurando o dito gajo do Livro. Onde posso comprá-lo?
Grato

Careca disse...

Comprei na livraria Cultura. Mas já encontrei o mesmo livro na FNAC. Até,

martin montenegro disse...

Eu quase o comprei na Cultura, também, em 2009 (ano em que vc o comprou, também, creio). Não existe mais: a Lisma fechou as portas, pois o dono morreu. E essa edição foi a última. Quem tem, tem. Quem não tem, como eu e os outros acima, vai ficar chupando dedo, rs. Estou atrás dele desde então, mas nem na Amazon..! Só se... umas almas generosas, como o Careca... o disponibilizassem na rede, como scans. Hein, hein? ;) Fica a dica. Para escoteiros, ex-escoteiros, bombeiros, mateiros, trilheiros, aventureiros, marinheiros, etc - ele será sempre bem-vindo: é o melhor livro de nós já lançado. Mesmo. ;)

martin montenegro disse...

Compartilhe-o, Careca! É uma raridade, esse livro. Muito bom, e muito dífícil de achar, porque só em sebo, agora: a editora fechou e essa foi a última tiragem. Aliás, nem em sebo... porque eu ando procurando pelo mundo, na rede, e nada. Nem Amazon, nem Estante Virtual, necas.

Fica a dica! :) Será muito bem-vindo.

Frase do dia