segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Aos domingos almoçamos com a família dos nossos pais. Isso foi acordado ainda antes do casamento, quando nos visitávamos nos finais de semana, buscando(sem admitir, é claro) aprovação e incentivo dos familiares para a futura união. A família da minha mulher possui a mesma tradição de almoços barulhentos com a mesa transbordando de comida e bebida. Para não deixar nenhum lado magoado, nós revezamos. Um domingo é na casa dos meus pais, e o outro é na casa dos pais dela. Se houver algum outro compromisso, a alternância continua de onde parou. A regra é simples, mas sempre surge algum tipo de evento para complicar a lógica. Aniversários de sobrinhos, por exemplo. Só contam como domingo da sogra se forem mesmo comemorados no domingo. Isso significa que se houver festa de sobrinho durante a semana pode ser que encontremos todo mundo novamente no domingo seguinte. Houve uma época em que eu quis mudar essa coisa, argumentando que o objetivo da reunião de domingo era permitir o encontro com um dos lados da família e que, portanto, não fazia sentido repetir o encontro se ele já havia acontecido durante a semana.

_Ah, é, bebé! E se o aniversário for na segunda? Hein? - disse a minha mulher.

_Mas e se for na sexta? Ou no sábado? - eu disse.

_Você não entendeu nada.

_Pô, detesto quando você fala como o antigo Caetano Veloso - eu disse.

_A sua premissa não é verdadeira.

_Odeio quando você fala como se estivesse fazendo uma dissertação de mestrado - eu disse.

_Estou imitando Olavo de Carvalho.

_Tudo bem, está me chamando de idiota.

_Não estou, juro. Bom talvez eu esteja, mas de um jeito carinhoso.

_

Aniversários de primos não contam para a regra da alternância e almoço com amigos aos domingos conta como falta dupla nas duas casas de avós. A rigor, é impossível satisfazer a demanda dos avós pela presença dos netos. Eles sempre se queixam da ausência das crianças, mesmo quando estão presentes. Acho isso admirável porque o barulho que fazem às vezes é insuportável, além da bagunça que deixam pra trás.

Nenhum comentário:

Frase do dia