terça-feira, 29 de outubro de 2013

Ainda é tempo



New Order - Temptation '87

"Living Worst Nightmare" é o nome do cara que colocou esse vídeo no Youtube. Ele teve o cuidado de fazer 390 uploads. Eu nunca fiz nenhum. Ainda vou fazer. Também vou escrever o "1001 vídeos que você deve colocar no Youtube antes de bater as botas".Já tenho um monte de vídeos prontos. Ou quase. Uma das coisas que ainda faltam é o nome. E roteiro. Gosto de fazer vídeos de um take só, eu ligo a câmera e deixo rolar, ajo naturalmente. Isso não muda muita coisa porque fico atrás da câmera, filmando. Outra complicação é que o meu nome de verdade não é muito artístico. Não quero usar Careca, parece falta de imaginação. Além disso, já tem um monte de Carecas no Youtube. Não quero ser Careca###, seguido de um monte de números. Isso é coisa de Metralha. E todos os nomes bons como "Living Worst Nightmare" parecem ter sido usados. Isso não é ironia. O apelido escolhido já passa uma mensagem sobre a personalidade da pessoa. Você não aguentaria cinco minutos na companhia de um sujeito assim, mas ele tem uma seleção musical razoável. E 390 músicas já é um legado.

O cara chega em casa, depois de um dia difícil no trabalho e prepara o upload. Não, tem sempre muito mais coisa. O cara chega depois do trânsito, do horário de verão, do fast-food, dos black blocs, e dos malfeitos dos poderosos que todos os dias aparecem nos jornais. Não é brincadeira. Se eu usasse um chapéu, eu tiraria para todos esses uploaders abnegados que upam (do verbo upar) trocentos vídeos que todo mundo deveria ver pelo menos uma vez na vida. Eu vejo um monte, todos os dias. A maioria não chega à metade, tem coisa muito ruim. Assisto uns três ou quatro até o final. Um ou dois vou assistir mais de uma vez. Mas os meus vídeos prediletos não são os musicais, nem os desenhos animados e nem os com trechos de filmes e seriados. Eu me amarro mesmo é nos vídeos do tipo faça você mesmo.

Adoro os videos de marcenaria. Fico admirado com a simplicidade e alta capacidade de comunicação que alguns legítimos artesãos exibem na Internet. Falo de amadores brazucas e estrangeiros. São pessoas simples, humildes mesmo, que possuem grande habilidade e capacidade de improviso. Os brasileiros conseguem passar seus recados vencendo todas as adversidades possíveis, da ausência de equipamentos adequados, à total falta de infra-estrutura. Lógico, há sempre um grupo de pessoas super-produzidas, mas a maioria é de abnegados que estão realmente felizes por compartilhar o que sabem fazer.

Nenhum comentário:

Frase do dia