sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Sofá usado

Minha noção de grandeza está atrapalhada, já não é mais a mesma. Havia um cartaz antigo que recomendava a todo mundo "Pensar Bem,Pensar Grande". Eu me esforçava de verdade, mas é preciso reconhecer que eu só conseguia "Pensar Mais ou Menos, Pensar Médio". Mas agora, comigo, cada vez mais as coisas funcionam ao contrário, então eu me pego "Pensando mínimo, Pensando Pequeno" com grande frequência. Nesta semana, por exemplo, no caminho de volta pra casa eu vi esse conteiner cheio de entulho até a tampa e no topo de tudo havia dois sofás de couro amarelo. Passei devagar, olhando os sofás com cobiça. Não é nada, não é nada, de repente eu poderia reformar os dois sofás e zapt, móveis renovados para a casa. O couro estava ruim, mas a armação parecia boa. O único grande porém é que o conteiner estava na mesma rua em que eu moro, fiquei sem-graça de ir examinar lixo de vizinho. Pensei em reformar sofás a manhã inteiro. Teve uma hora em que eu quase fui até lá a pé, para checar os sofás em detalhe.

Na hora do almoço, minha mulher comentou comigo.

_Você viu os sofás? - ela disse.

Eu fingi desinteresse, é claro.

_Que sofás?

_Os sofás no conteiner, é claro. É óbvio que nenhum caminhão-caçamba vai levar o conteiner com o sofá em cima. Eles não aceitariam nunca. E o caminhão de lixo também não aceita. O dono vai ter que desmontar o sofá para jogar fora...

_Ah, você está falando dos sofás de couro amarelo no conteiner daqui da rua. Vi sim. Mas que nada, alguém vai passar lá e pegar os sofás, pode apostar - eu disse.

_Você não está pensando em fazer isso, está?

_Eu? De jeito nenhum. Nunquinha. Alguém, que eu digo, é uma outra pessoa, não é necessariamente eu. E além disso, quando alguém se desfaz de um sofá é porque ele deve estar com caruncho, ou com formiga, cupim, uma praga qualquer. Senão é jogar dinheiro fora. A armação deve estar quebrada, só pode.

_Pareceu bastante bom para mim - disse a minha mulher.

_Você parou o carro para olhar? Não acredito.

_Não cheguei a parar. Eu passei bem devagar e olhei com cuidado. Pareceu muito bom, acho que uma recapeada deixaria tudo nos trinques.

_Vai por mim, deve ter bicho. Sofá empesteado ninguém aguenta. Tem que colocar fora de casa e queimar - eu disse.

_Parecia sofá de grife, coisa assinada do Sérgio Bernardes, de arquiteto das antigas.

_Sério? Acho que depois vou lá dar uma olhada.

_

Nenhum comentário:

Frase do dia