quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Bela viola e pão bolorento



Count Basie Orchestra - The Kid From Red Bank

Na hora do almoço, as crianças andam falando muito de beleza, de quem é feio e de quem não fede e nem cheira. Eu sou sempre paranóico com essas conversas, morro de medo das crianças se fixarem no que é acessório e se tornarem frívolas e superficiais, como eu. Então, como também sou controlador e metido a sabichão, entro logo na conversa.

_Tem um ditado que diz que beleza não põe mesa. É para lembrar as pessoas que é preciso ser bonito por dentro e por fora.

_Ah, paiê, dá um tempo! - diz a minha filha.

_Mas isso é importante - eu disse.

_Tudo bem, mas você já disse antes: por fora, bela viola, por dentro, pão bolorento.

_Caramba, é isso mesmo. Eu já contei pra vocês?

_Umas duzentas vezes, pai - disse o meu filho.

_É que eu gosto dessa história.

_Mas não precisa contar de novo, né? - disse a minha filha.

_É uma história legal, acho que foi feita para...

_Eu sei, paiê, beleza não é tudo - disse a menina.

_E nem é importante. Ser inteligente, atencioso, responsável...

_Pai, nós já sabemos!

Contei a eles uma versão bem resumida de Dorian Gray. Para eles, Dorian é um menino que possui uma foto mágica no ipod. Eu sei, é apelar com um clássico, mas acho que exagerei nos detalhes e hoje eles têm aversão à minha versão.

Nenhum comentário:

Frase do dia