quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Estratégia simples



Groove Armada - My Friend

Ao levar as crianças para a natação, vejo o carro parado na frente de casa. Os quatro vidros fumês com uma fresta de três dedos aberta. Carro popular, 1.0, desleixado. Deixo as crianças, passo no caixa eletrônico e volto para pagar ao jardineiro. O carro ainda parado em frente à minha casa. Passo devagar, dou uma espiada criteriosa. Um rapaz dorme, com um dos pés descalços sobre o volante. Usa barba, não deve ter mais que vinte anos. Não parece haver mais ninguém no carro. Pago a diária ao jardineiro que estava pronto para sair. Eram apenas quatro e meia, mas não adianta estrilar, todos os bons diaristas vão embora antes das cinco. Acompanho o jardineiro até o portão, ainda conversando sobre o serviço do dia, o rapaz ainda está dentro do carro. Acordou com o barulho do portão de ferro, é a chance de fazer algumas perguntas.

_Pois não, você está me esperando?

_Não, não - ele diz.

_É que você está parado aqui, na frente da minha casa. Posso ajudar em alguma coisa? - eu disse.

_Não - ele disse. Ele fala sem aumentar a abertura do vidro das janelas, bastante irritado com as minhas perguntas.

_Você está esperando alguém no vizinho? - eu pergunto, apontando para a casa em frente. Já aconteceu várias vezes na semana passada e nesta. Acho que o vizinho da frente está vendendo a casa, ele até mandou lavar a calçada de pedra pirinópolis. Ficou bem bacana.

_É, é - ele concorda, visivelmente contrariado, só para encerrar a conversa. Como se eu fosse incapaz de perceber, o Mané!

Fico conversando com o jardineiro, planejando o serviço da próxima semana, até que o sujeito no carro se irrite e resolva se mandar. Então eu agradeço ao jardineiro e ele também vai embora.



Nenhum comentário:

Frase do dia