sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Elvis em Acapulco



Elvis - Fun in Acapulco

Uma vez comprei alguns DVDs do Elvis numa promoção de supermercado. Eu adorava ver os filmes do Elvis quando era menino e achei que as crianças também poderiam gostar. Outro dia fiz o teste com o Seresteiro de Acapulco. Assistimos somente eu e a minha filha, o menino preferiu ler uma revista em quadrinhos. Minha mulher tinha que ler mais uma tese de mestrado para uma banca. A menina adora musicais, então eu sabia que não haveria nenhum problema.

O Seresteiro de Acapulco é um filme interessante. Elvis é um traumatizado trapezista de circo que fugiu dos EUA para o México. O rei do rock está com medo de altura desde que seu irmão escorregou dos seus braços e caiu do trapézio sem a proteção da rede. Mas isso você só fica sabendo no meio do filme. Até a explicação, tudo o que se sabe é que o rei fica meio zonzo quando fica em lugares altos. Ele começa o filme como marinheiro empregado num barco, onde é piloto, faz-tudo e babá de uma ninfeta. Na canção de abertura do filme, Elvis diz que não vê a hora de encontrar as doces senhoritas e beijá-las todas. Elvis joga a âncora do barco. A ninfeta(que tem cara de velha) faz um monte de insinuações e propostas para Elvis, que além recusar, chama a menina de moleca. Ela sai rebolando uma vingança. Um bote cheio de mariachis se aproxima. Os caras estão mamados e cantando a plenos pulmões as virtudes da birita e da amizade. Tentam entrar no barco. Elvis é bem compreensivo com os mariachis, mas pede silêncio. Os caras concordam, mas desde que depois ele os encontre num boteco em terra. O rei concorda. Mais tarde, na chegada a Acapulco ele encontra um menino órfão que diz ter primos espalhados por todos os lugares. O garoto é sabido, tem saída pra tudo e logo se torna guia e ajudante do cantor de Guadalajara. Mais tarde, o menino prodígio também será o conselheiro amoroso e o empresário do trapezista com vertigo. Agora, ele ajuda Elvis a encontrar o boteco com os mariachis, agora miraculosamente sóbrios e profissionais. Os caras são uns tremendos paus-dágua num bote, mas no boteco estão mais sóbrios e secos do que uma rolha. Nesta apresentação, Elvis mostra porque é o rei do rock. Sem ensaiar nem nada ele arrasa no boteco acompanhado pelos mariachis. Os apupos e aplausos são frenéticos. Eu e a minha filha também aplaudimos no sofá.


Elvis nem recuperou o fôlego direito e já tem uma fã incondicional. Na platéia do boteco, cercada de homens, uma improvável toureira (isso mesmo, uma mulher), que também é uma devoradora de homens, joga charme e faz um monte de insinuações cabulosas para o rei do rock. Ele acha natural, é claro. Todas as mulheres, de todos os filmes dele, dão em cima do Elvis numa boa, de sopetão. Elas simplesmente não conseguem resistir ao charme do topetudo. Elvis se prepara para engrenar uma segunda, mas dá uma olhadela no boteco e quem ele vê, lá no fundo, isso mesmo, a ninfeta. Putz! O rei põe a mão na cabeça e corre até a menina para lhe passar um sabão, onde já se viu, uma menina como ela num boteco daqueles? Mas antes que ele termine o sermão, o pai da garota já entrou de fininho e flagra os dois, ahá. Ele exige explicações e antes que Elvis diga Bossa Nova Baby, ele já perdeu o emprego e está em Acapulco, com uma mão na frente e outra atrás. Seu único amigo é um menino de dez anos. Pra encurtar a história, Elvis se torna salva-vidas de dia e cantor à noite nos hotéis de Acapulco. Num deles, conhece Ursula Andress, sai na porrada com outro salva-vidas e começa a namorar a toureira e Ursula ao mesmo tempo. Essa parte exigiu explicações para a minha filha.

_Ele não pode namorar duas ao mesmo tempo, né, paiê?

_É, quer dizer, depende, é muito difícil - eu disse.

_Eu ouvi! - disse a minha mulher, lá do escritório.

_Vou reformular - eu disse.

_Estou esperando - disse a minha mulher.

_O Elvis sabe que não é certo namorar duas ao mesmo tempo.

_Então por quê ele faz isso?

_Deve ser por causa do trauma do trapézio. Ele ficou abalado e muito carente desde o acidente - eu disse.

_Ficou razoável - disse a minha mulher.

_E por quê todas as mulheres querem namorar o Elvis? - disse a menina.

_Não sei, filha. Mas acho que tem a ver com gostar de dançar e cantar.

_Paiê, no seu tempo você gostava de dançar e cantar?

_É, no meu tempo, eu gostava, mas não tinha muito jeito com essas duas coisas.

_Coitada da mamãe.

_Ela sofreu muito.

_Eu ouvi!


Nenhum comentário:

Frase do dia