sábado, 17 de agosto de 2013

Ela agora faz café



Serge Gainsbourg - Black trombone

Ainda ontem, se você me perguntasse, eu diria que neste sábado acordaria tarde, bem tarde. Mas não foi isso que aconteceu. Às sete da manhã escutei o barulho da porta e os passos de criança tomando cuidado para não fazer barulho na escada. Fui checar e não deu outra, minha filha já estava de pé. Escutei ela brincando com Rafa, o cãozinho shi-tsu que ganhou no aniversário de cinco anos. Ela vai fazer nove em setembro. Perguntei se estava tudo bem e ela disse que sim, e que só fez barulho porque tinha tropeçado na escada. Fui trocar de roupa e dez minutos depois eu desci para encontrar a menina orgulhosa de si mesma, tinha acabado de fazer o café sozinha. É lógico que fiquei orgulhoso também. Algumas crianças compõem sinfonias com idade mais tenra. Cantam, dançam, sapateiam. Outras são prodígios da matemática. Uns pouquíssimos sortudos descobrem novas estrelas. Minha filha acorda cedo e faz café. Dez a zero para ela.

_Nossa, você conseguiu arrumar tudo rapidinho, parabéns! - eu disse.

_E agora que eu fiz o café, eu não preciso comer fruta, certo? - disse minha filha.

_Ué, em geral as pessoas fazem as coisas para ganhar outras. Você fez o café para NÃO comer frutas?

_É, paiê, não quero comer frutas aos sábados. Por isso é que eu fiz o café!

_Tudo bem, mas no próximo sábado vai ter que comer fruta.

_A não ser que eu faça o café, não é?

_Você quer fazer café todos os sábados?

_Não, paiê, eu só não quero comer fruta no café, em nenhum sábado.

_Hum, muito esperta. Mas isso terá que passar por debate interno. Só poderá ser autorizado se a moção for aprovada por unanimidade.

_Traduz?!

_Eu e a sua mãe vamos ter que conversar e se nós dois estivermos de acordo, você não vai mais precisar comer frutas aos sábados.

_Mas isso é que vocês sempre fazem.

_É um método que vem dando certo, as boas práticas são assim mesmo.

Foi um ótimo café da manhã. Eu e minha mulher decidimos analisar o assunto com mais cautela, talvez toda essa conversa esteja esquecida no próximo sábado. Pouco depois eu corri para o quintal e apanhei alguns limões para disfarçar um pouco o vazio da fruteira.





Nenhum comentário:

Frase do dia