domingo, 11 de agosto de 2013

Dia dos pais



Carmen Souza - Song for my father

Ele tem quase dois anos de idade e naturalmente é o centro das atenções. É uma responsabilidade que ele encara sem medo. Todos nós observamos a mãe brincar com o menino.

_Que barulho que a onça faz?- pergunta a mãe.

_Grauuurrr - ruge o menino.

_E como faz a galinha?

_Có, có, có - ele diz. E bate palmas, orgulhoso de si mesmo.

_E como faz o porco?

_Oinc, oinc, oinc - fala o menino. E agora todos nós aplaudimos.

_E como faz o tatu?

_Iiic, iiic, iiicc - diz o menino.

_Peraí, que barulho é esse? Iiic? Que diabo é isso? Tudo bem que depois do Fuleco os tatus nunca mais foram os mesmos, mas iic? Não. Não podemos aceitar iic - eu disse.

_Não, não, iicc é bem bonitinho. Para mim está valendo - diz o meu irmão.

_Estou com o Careca, acho que iic não fica muito bem em tatu. Aliás, acho que tatu nem emite sons. É no máximo um ruído fanho - diz minha irmã.

_Barulho fanho? Mas onde é que vocês estão com a cabeça? Tatu não faz barulho. É um bicho mudo - diz o meu pai.

_Não, senhor. Não, senhora. Os tatus emitem sons. Há registros incontroversos... - diz o meu cunhado.

_Está certo, está certo, nós vamos reformular o barulho do tatu, não é, bebê? - diz a mãe do menino.

Depois nós conversamos sobre o tempo, os problemas crônicos de sempre, o mensalão, e a possibilidade de que afinal de contas tudo acabe em pizza. De repente, estamos todos novamente prestando atenção na criança, que está aprendendo a contar.

_Um, dois, e o que vem depois do dois?

_Um.

_Três. Depois do dois vem o três - explica a mãe, mostrando os dedos para o menino, brincando com os dedinhos.

_E quanto é três menos dois? - pergunta o pai.

_Um - diz o menino.

_Muito beeeem - berra o pai, batendo palmas e fazendo a maior algazarra.

_E quanto é um vezes um?

_Um.

_Muito beeeeeeemmmmm - berra de novo e levanta o menino, que grita de alegria.

_E quanto é vinte e sete menos vinte e seis?

_Um.

_Maravilha! Genial! - comemorou o pai do menino.

Todos nós aplaudimos, é claro.


Nenhum comentário:

Frase do dia