quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Coisas que gostaria de ver no cinema



Kinny - Lost Baggage

O vilão de "O Nome da Rosa", de Umberto Eco, não tem um pingo de humor. É contra o riso, contra a idéia de rir de si mesmo. Já me esqueci de parte da trama do livro, mas ainda guardo na cabeça algumas cenas da versão para o cinema com o eterno 007. Queria muito que fizessem uma nova versão, aquela ficou meio estrambelhada, escura e apertada demais.

Queria ver uma versão cinematográfica do Incal, do Jodorowsky. Tenho uma edição encadernada em francês que pedi para um amigo comprar quando fosse à Europa, há anos. Custou cem dólares. Esse meu amigo achou uma loucura eu gastar 100 pratas numa revista em quadrinhos. Ele tinha razão, hoje não faria mais isso.

Uma nova versão de A Ilha do Tesouro também seria legal. Adoro filmes de piratas. Queria que tivesse uma cena de luta de espadas de narval. Um dos filmes que sempre voltam à minha lembrança é a A Família Robinson. Não cheguei a ver a fita no cine Karim da 110/111, que depois virou igreja e hoje não sei mais o que é. Vi o treiler, que nunca deixou de incendiar a minha imaginação. Nesse trecho que sempre recordo, a família Robinson resiste aos ataques de piratas sanguinários com bombas caseiras feitas de cocos recheados de pólvora. Lembro também de uma corrida de pessoas montadas em avestruzes e de uma luta de um dos Robinson com uma anaconda.

Queria ver um filme da novela fantástica de Alfred Bester, "Tiger, Tiger". O livro conta a história de um náufrago espacial que consegue retornar para se vingar de todos os que o abandonaram. Lembro de ler na orelha do volume, publicado pela editora brasiliense, que Bester teve a idéia depois de ler sobre um náufrago chinês que passou mais de cem dias à deriva no oceano sem que ninguém o socorresse. Todos pensavam que era mais uma armadilha da segunda guerra mundial. O escritor jogou o náufrago no futuro e o transformou numa espécie de Conde de Monte Cristo numa sociedade estratificada em categorias de telepatas. O policial de Babylon 5 se chama Alfred Bester por causa desse livro.

Queria ver alguns dos filmes da década de trinta do século passado. Às vezes vejo Chaplin e Buster Keaton no You Tube. Queria ver " A Rua das Ilusões Perdidas (Cannery Row), Tarass Bulba, Guerra e Paz. Queria ver uma série longa, bem feita, literal, contando todas as peripécias de Don Quixote.



Nenhum comentário:

Frase do dia