terça-feira, 19 de julho de 2011

A faxina no escritório do Careca

Rose é a nossa cozinheira-babá-governanta-universitária. Desde que saímos do velho apê para a nova casa ficou decidido que teríamos uma faxineira pelo menos uma vez por semana. A casa é grande e estamos todos ficando mais velhos. De modo que contratamos a Dona Lú para uma faxina geral e irrestrita uma vez por semana. A Dona Lú(diminutivo de Lucimaura) tem um porte físico de porteiro de boate, deve ganhar de mim na queda de braço com facilidade. Desde o primeiro dia de trabalho, a Dona Lú fez questão de deixar bem claro que ela é de Marte e que se eu vacilasse ela chutava Vênus e Saturno juntos.

_Seu marido fica em casa? - ela disse, no primeiro dia.

_Sim, mas ele fica o tempo todo no escritório. Você deixa o escritório para o final, na hora da faxina é só você avisar - disse a minha mulher.

Mas o dia passou tranquilamente e a Dona Lú não me avisou. Quando percebi, eram seis da tarde e ela já estava no portão, com cara de Dunga da seleção.

_Ué, já vai embora? - eu disse, com imediato arrependimento.

_Está na minha hora - ela disse.

_E o escritório? A senhora nem pra me avisar...

_Avisei várias vezes, o senhor é que não prestou atenção - ela disse.

_Mas Dona Lú, eu não ouvi nada - eu disse.

_Eu tossi umas quatro vezes, conforme combinado - ela disse.

_Eu ouvi a tosse, mas não sabia que era o aviso da senhora.

_Era. Agora está na minha hora - ela disse.

E foi embora. O "conforme combinado" me deixou sem argumentos. Eu não me lembrava dessa combinação porque não havia prestado muita atenção quando ela e a minha mulher conversaram. Fiquei me sentindo culpado e pensando que deveria ter prestado mais atenção no aviso da Dona Lú.

Na semana seguinte, no dia da faxina eu fiquei no escritório, prestando muita atenção aos sons da casa, mas nada de tossidas. Acabei me distraindo e quando percebi a Dona Lú estava no portão, com cara de Mano da seleção.

_Ué, e o escritório? - eu disse.

_Vai me dizer que não me ouviu de novo?

_Vou. Dessa vez eu prestei muita atenção e não ouvi tossida nenhuma.

_Tossida? Quem falou em tosse? Eu bati palmas. Foi assim que nós combinamos da última vez. - ela disse.

Na terceira vez, eu perguntei antes para minha mulher se ela havia combinado algum sinal com a Dona Lú.

_Que sinal? Não sei do que você está falando - ela disse.

_Do sinal para a Dona Lú entrar no escritório e fazer a faxina, lembra?

_Não precisa de sinal. É só você sair e deixar ela trabalhar, ué.

Hoje a Dona Lú chegou em casa para fazer a faxina e eu saí, para fazer um monte de coisas. O escritório está limpo.

Nenhum comentário:

Frase do dia