segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Começando o ano com o pé certo

Não sei qual é o pé certo para se começar o ano. Mas comecei este ano com o pé direito e um monte de coisas boas no coração. Dei um beijo na minha mulher na hora dos fogos da virada, no primeiro minuto do ano, com a minha filha nos braços, vendo os fogos de artifício. Fiz bons votos. Estou no maior capricho. Um pé depois do outro. O segundo pé depois do primeiro.

Aí hoje começou o ano de verdade, com o fim do recesso. Foi quase tudo muito bom, embora com um início crítico, é bem verdade. Faltou luz no prédio e eu fiquei preso no elevador. Foram só cinco minutos, mas pareceu uma eternidade ficar no escuro, no terceiro subsolo. Quando a luz voltou saí do elevador no mesmo instante. Subi dezesseis andares a pé, de medo da luz falhar novamente. Gastei quase dez minutos e suei um bocado. E o ar condicionado demorou a voltar a funcionar. Mesmo assim, foi legal.

Voltar ao trabalho não é revigorante. Antes é preciso revigorar para voltar ao trabalho. Mesmo assim, não foi ruim. Muita energia positiva, as pessoas conversando sobre o feriado, as viagens, as cidades que visitaram, as comidas que comeram, as bebidas que beberam e os presentes que ganharam.

_E aí Careca? Descansou? - perguntou o C3PO, um ser humano do meu trabalho. Para quem não conhece, se o C3PO tivesse nascido na Grécia, antipatia seria nome próprio. Se ele fosse índio, se chamaria "Mala-que-anda". Se fosse

_ô. Foi como trocar de pilhas - eu disse, com a boa vontade natural dos homens de boa vontade.

_Viajou? - insistiu o C3PO.

_Não. Fiquei aqui mesmo.

_Eu fui para os EUA - relatou o C3PO. Ele começou a contar, então, a enorme viagem que fez para San Francisco. Enquanto ele falava, eu imaginava o C3PO naquela cidade cheia de ladeiras, andando no meio da rua, sendo providencialmente atropelado por bondes sem controle. Mas San Francisco deixou o C3PO escapar, o que é imperdoável para uma cidade daquele tamanho.

Durante uns dez minutos, C3PO falou sem parar. Durante dez minutos eu concordei com a cabeça, sem falar nada. Mas até suflê de giló acaba. E o C3PO terminou de contar a história da viagem e foi-se embora.

Naturalmente chequei todos os passos dados, procurando os motivos que me levaram a ser castigado tão terrivelmente pelos céus. Mas, aparentemente, foi uma demonstração sem motivos e totalmente gratuita dos poderes celestiais de Greyskull.

O resto do dia transcorreu sem incidentes e sem nada inspirador para este blog diário. A rotina é uma rotina. A retomada da rotina é só uma coisa a se fazer.

E logo quando eu estava no estacionamente, achando que havia deixado tudo para trás, vejo o C3PO discutindo com o lavador de carros. Aparentemente, o serviço do lavador de carros deixou a desejar. Fui embora rápido, antes que ele me visse.

Cheguei em casa e procurei aqueles ramos do domingo de ramos que a minha mãe me deu. Coloquei dois na minha bolsa de trabalho.

6 comentários:

Mwho disse...

Careca,
Esse seu primeiro dia de trabalho do ano foi bom para servir de referencial para os demais: tudo vai melhorar!!!

Paulo Bono disse...

É pq você é educado e um cara bacana, Careca. Pq sinceramente não dá pra começar o ano conversando com C3Po.

feliz ano novo. tudo de bom.

abraço

Careca disse...

Mwho, também espero!

Careca disse...

Bono, tudo de bom pra você também. O C3PO exige um bom preparo fígado!

. fina flor . disse...

também não sei se existe pé certo, mas talvez haja jeito certo, no peito, no coração e ao que tudo indica você acertou no jeito!

feliz ano novo, querido

beijos

MM.

Careca disse...

MM, um super 2010 pra você! Bjs,:)

Frase do dia