quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Todas as cartas de Van Gogh




Todas as cartas escritas por Van Gogh para seu irmão Theo e um monte de cartas escritas para Van Gogh estão disponíveis no endereço http://www.vangoghletters.org/vg/.

Escrevi há algum tempo sobre essas cartas, de como são pitorescas e pueris. Elas completam os quadros e a arte de Van Gogh. Sem as cartas, não haveria o pintor. Talvez não houvesse dois pintores, pois Vang Gogh trocou correspondência muito interessante com Gauguin, que também era um escritor compulsivo.

Li muitas dessas cartas antes de ler os textos clássicos da Escola de Frankfurt e também os fenomenologistas(principalmente Ernmest Gombrich) e seus tratados sobre arte. Foi também antes de ler o célebre livro de Tom Wolfe, "A Palavra Pintada". Hoje em dia não sei mais dizer quais leituras foram mais importantes. Mais livros para tirar do baú e reler.

Mas enquanto escrevo me vem à lembrança os quadros das cadeiras. O que Van Gogh pintou da cadeira de Gauguin e seu cachimbo. E o que pintou da sua própria cadeira e seu cachimbo. É um barato.

Nenhum comentário:

Frase do dia