segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Obama não recebe Dalai Lama em Washington

Obama quebra precedente e não recebe Dalai Lama em Washington. Essa é a manchete completa. Há 18 anos, todos os presidentes dos EUA recebem o Dalai Lama quando ele faz uma visita. Obama quebrou um ótimo precedente, uma antiga tradição.

"A decisão de romper com o precedente e adiar qualquer encontro foi comunicada ao Dalai Lama no mês passado, quando Valerie Jarrett, conselheira-sênior de Obama, e Maria Otero, vice-secretária do Departamento de Estado, viajaram a Dharamsala, na Índia, para explicar a abordagem do governo em relação ao Tibete."

"Obama prefere esperar até depois de sua reunião com o presidente chinês, Hu Jintao, em novembro, antes de se encontrar com o Dalai Lama, possivelmente em dezembro, disseram autoridades."(Agência Reuters)

Não morro de amores pelo Dalai Lama, mas tenho enorme respeito pelo sujeito que sempre falou de paz e agiu pacificamente. A quebra de precedente, e o aparente condicionamento de um encontro ao resultado de uma reunião com o líder da China, é o mesmo que rasgar uns vinte ou trinta discursos politicamente corretos.

O que acontece caso o Presidente dos EUA não receba o Dalai? Um massacre? Nada?
E para a China, tudo?

Nenhum comentário:

Frase do dia