quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Mais uma saudade antecipada

As crianças dormem cedo aqui em casa. Dá um trabalho danado, mas é bem legal colocar as crianças para dormir. Basicamente, isso exige que você fique ao lado da criança até que ela durma. E isso exige que você ouça e conte histórias de criança. É uma questão de hábito.

Meu filho já tem seis anos de idade, então já está ficando apertado ficar ao lado dele. Nem dá para dividir bem o travesseiro. Fico num canto da cama, às vezes na cadeira da escrivaninha do quarto dele. Mas de vez em quando a gente se encolhe um pouco e ainda divide o travesseiro. É quando ouço suas histórias que me lembro da minha infância com mais clareza. Sua voz é a lanterna no meu ouvido, como disse a propósito das suas próprias memórias, o grande Elias Canetti. É como uma viagem no tempo sem a máquina de H.G.Wells.

O menino, quase sempre, demora mais para dormir. Começamos uma leitura do livro de criança que eles escolhem no quarto de casal. Mas isso, só quando minha mulher dá aula na universidade, à noite. Em geral, dividimos. Minha mulher fica com a menina até que ela durma. Eu fico com o menino. É raro, mas algumas vezes trocamos. Outras vezes, fico aqui, futricando no blog, enquanto escuto a voz do meu filho, que agora lê as histórias antes de dormir.

Minha filha exige mais espaço e os cabelos longos impedem uma divisão de travesseiro. Ela é a menina dos cachinhos dourados e eu sou um urso desastrado, que prende o cabelo dela sem querer. Em compensação, ela é mais leve. Em geral, a carrego adormecida até a sua cama. O menino está mais pesado. É mais difícil de carregar.

Daqui a algum tempo, não faremos mais isso. Não será preciso ficar ao lado deles até que durmam. Aliás, já não é mais preciso. Só é preciso ficar ao lado deles para que durmam cedo.

Náááá.

A verdade é que esse hábito de fazer as crianças dormir cedo evita que nós simplesmente liguemos a televisão. Por causa disso, é preciso dizer, perdi a reprise de um monte de séries da tv a cabo. A grande vantagem, admito, é que já lançaram todas essas séries em caixas de DVDs super-baratos. Hoje é possível assistir qualquer coisa, sem intervalos comerciais. Mas desde que eles durmam cedo. É como um círculo vicioso.

Náááá.

(O bom de escrever sem objetivo definido é que às vezes surgem algumas boas idéias, algumas boas lembranças. Elias Canetti, por exemplo, foi o escritor que mais li no início da minha vida adulta. É preciso buscar alguns livros dele no meu baú.)

2 comentários:

. fina flor . disse...

adoro botar meus sobrinhos para dormirem.... esse post me deu uma saudade deles....

beijos, querido

MM.

>>> gosto da maneira como você põe poesia em momentos ditos prosaicos ;-)

Careca disse...

MM, gentileza sua, que tem olho arguto e versos nas pontas dos dedos. Bj,

Frase do dia