Ultimamente, meu radar móvel está aprimorando a capacidade de localizar, com apenas uma varredura, “as pessoas que travam”.
O conceito de “Pessoa que trava” foi desenvolvido há vários anos por um grande amigo meu, o fotógrafo beligerante e sempre bem-quisto Marcelo Feijó. Ele é um dos melhores fotógrafos do país. E de acordo com a mãe dele, a D. Beatriz, também é um dos mais preguiçosos. Na última exposição do Feijó, uns três anos depois da virada do século, D. Beatriz se virou para ele, enquanto Feijó autografava o meu exemplar, e disse:
_Marcelo, quando é que você vai montar exposição com foto nova? Essas aí todo mundo já viu. Desde o tempo dos Ladrões de Alma.
A mais pura verdade. A família Rocha Lima sempre foi conhecida por dizer, na lata, o que passa na cabeça e dá na telha. Pois foi assim, com poucas palavras, que numa noite de cerveja e pizza, Marcelo Feijó definiu ali, no Pizzaiollo, para mim e para o Velho Tom, o que era uma “pessoa que trava”.
_Existem muitos tipos de pessoas. As melhores pessoas são as que fazem as coisas e que também gostam de ver as coisas serem feitas.
_Sei não, parece conversa de voyer – filosofou o Velho Tom.
_Passa a pizza – eu disse.
_As pessoas medianas são as que fazem as coisas mas não se interessam pelo que as outras fazem – continuou o Feijó.
_Sou do time dos heterossexuais – resmungou Velho Tom.
_A marguerita está ótima – eu disse.
_As pessoas baixas são as que não fazem nada e também não se interessam por nada – continuou o Feijó.
_Pervertidos zoófilos – esbravejou o Velho Tom, pedindo a saideira.
_Ué, e as pessoas que travam? –eu perguntei, tolamente.
_Nem me fale! Tenho horror de gente assim! – disse, categórico, Marcelo Feijó.
Pois, então.
Meu radar tem localizado montes e montes dessas pessoas que travam. E quando você menos espera, lá estão elas, olhando sobre os seus ombros, na maior travação. E aí é preciso parar tudo. E dizer, Xô!
2 comentários:
Fiquei a pensar se sou uma pessoa que trava. Espero que não. Mas se for, vou dizer pra mim mesma: xô!
Cau, pessoa que trava de jeito nenhum. Você é dez!:)
Postar um comentário