segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

As nulas possibilidades



Paul McCartney (ft. Joe Walsh & Diana Krall) - My Valentine

Algumas músicas têm o poder de me deixar convencido de que os bons sentimentos existem de verdade e que eu mesmo tenho muitos deles. Esse tipo de música daí de cima, por exemplo, me dá a sensação de que bons sentimentos são poderosos, possuem uma força transformadora pacífica, benéfica e contagiante.

Mas não é nada disso, é claro.

Músicas assim só nos deixam sem guarda, desprotegidos contra golpes abaixo da linha de cintura, com o coração apertado e dificuldade de respirar. Nesse estado deplorável, eu fico mais suscetível a acreditar em eternidades, o que é uma tolice. Sempre que penso em possibilidades e devaneio sem preocupações, geralmente sou derrubado com facilidade, antes mesmo de ter recuperado o fôlego.

Não faz muito sentido, eu sei, mas essas músicas também me transmitem um sentimento de coragem e bravura de um tipo mais nobre, embora um pouco quixotesco. Nesse estado de ânimo, fico convencido de que, mais do que beleza, há um significado intangível e transcendental no auto-sacrifício, na contrição e no estoicismo. Embora seja inútil resistir.

Em algum momento, no entanto, músicas assim, enquanto me fazem lembrar de coisas belas e tristes, ao mesmo tempo parecem conferir um brilho leve e açucarado às coisas do passado. O futuro, então, parece novamente estar repleto de possibilidades.

Você sabe que não é nada disso.

As possibilidades são nulas, estamos todos condenados. Por sua vez, o passado é imutável como naquela aventura do Superpateta, não há açúcar que modifique.

É um erro, eu sei, eu deveria me envergonhar. Mas adoro músicas assim.

Nenhum comentário:

Frase do dia