No primeiro dia de aula, a mochila do meu filho arrebentou uma roda de vez.
_Putz, e o mecânico disse que ainda aguentava uns dois meses - disse a minha mulher.
_Eu sei, eu sei, foi uma avaliação superficial, e eu achei que as calçadas e vias públicas estariam em melhores condições. Sem mencionar o peso. Eles aprovaram uma lei que proíbe excesso de peso nas mochilas escolares, mas parece que ainda não pegou. Então, somadas as péssimas condições de infra-estrutura, o domínio chinês do mercado de bolsas e mochilas escolares, a falta de fiscalização e a precariedade sistêmica, fui induzido ao erro. Ao invés de dois meses, a mochila só aguentou um dia - eu disse.
_Pô, Careca, só faltou botar a culpa no FHC - ela disse.
_Rá, rá. Eu acho que o melhor será usar aquela malinha pequena, de viagem, até que a alta temporada de preços de mochila passe e as ofertas comecem a aparecer - eu disse. Não há nenhum exagero nisso. Uma mochila custa de 30 a trocentos mangos, mas se ela possui rodinhas, o preço salta para algo próximo a uma cópia de bolsa Hermés ou Victor Hugo.
_Malinha? Não, senhor, todo mundo vai zoar o menino. E as promoções só começam em abril, não vai dar para esperar muito tempo.
_Vai por mim, vi um monte de meninos e meninas com malas ao invés de mochilas na escola. Ninguém vai reparar - eu disse.
Mas eu nem sempre acerto. Os outros meninos repararam e zoaram pacas.
_Foi duro, pai, toda hora alguém perguntava para onde eu estava indo.
_E o que você dizia?
_Posso falar?
_Não, pode deixar. Eu pensei que você e os colegas iriam curtir. Essa malinha é menor que uma mochila, tem rodas de poliuretano, cabo telescópico e cadeado embutido. É samsonite. Fiz um monte de viagens com ela.
_Pois é, os caras disseram que é bem velhinha - disse meu filho.
_Está zero bala! Viajei mais de 10 mil quilômetros com essa mala e ela está novinha! - eu disse.
_Tudo bem, pai. Eu vou com a mochila sem rodinhas - ele disse.
_São mais de quatro quilos. Vai ficar com a coluna torta e nem a mochila vai aguentar - eu disse.
Felizmente um dos primos emprestou uma mochila usada e em perfeito estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário