sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Perdidos no Ceará I



Freedonia. Memphis train - Rufus Thomas

Ficamos alguns dias na Bahia, graças à hospitalidade generosa dos amigos de lá. A família que sempre nos trata a pão-de-ló possui uma bela casa a dois passos curtos da areia da praia. Faz calor mesmo quando chove mas a brisa constante, e a chuvinha que cai por volta da hora do almoço, deixam o clima sempre agradável. Teria sido mesmo perfeito, mas uma água-viva e um peixe espinhudo quase colocaram tudo a perder. Felizmente, as crianças atingidas se recuperaram rapidamente.

Depois da Bahia, viajamos para o Ceará. Foi lá que eu e a minha mulher passamos a lua-de-mel, lá se vão 14 anos. Por que fomos passar a lua-de-mel no Ceará? Oras, eu gosto do Ceará, as passagens estava em promoção e a minha mulher morria de vontade de conhecer o lugar, os nativos, seus costumes e suas crenças. São os mesmos da gente e de qualquer lugar, aliás, mas não sou de estragar surpresa nenhuma. E seja como for, foi a melhor lua-de-mel que já tivemos. Mas dessa vez decidimos fugir dos esquemas caros de hotéis. Alugamos um pequeno apartamento na beira-mar em Fortaleza e um carrinho para visitar as prais próximas com as crianças. Levei um providencial GPS que ganhei de aniversário para auxiliar a direção, confiando também no meu Quase Infalível Instinto de Direção Automobilística, também conhecido por QI-IDA.

_Amor, com esse GPS que você me deu e o meu fabuloso QI-IDA vamos refazer todos os passeios da lua-de-mel - eu disse.

_São Longuinho nos proteja - ela disse.

Só depois de muito tempo é que me lembrei que esse é o santo que nos ajuda a encontrar coisas perdidas. De fato, Marcelo, o sujeito da locadora que levou o carrinho até o estacionamento do aeroporto foi logo nos avisando que muita gente reclama do GPS no Ceará.

_O Aeroporto é um exemplo - ele disse.

_Não é Aeroporto Pinto Martins? - eu disse.

_Sim, é Aeroporto Pinto Martins. Mas se você colocar isso no GPS você vai parar na RUA Aeroporto Pinto Martins, que é bem longe daqui. Pra você chegar no Aeroporto, é preciso colocar Avenida Senador Carlos Jereissati mil e 800.

_Caramba! Uma rua com nome de aeroporto!

_É. E além disso a cidade está cheia de desvios. Mas se vocês me derem uma carona até o outro carro da empresa, eu posso guiar vocês até onde vocês estão.

Foi o que fizemos. Para nossa sorte, Marcelo nos guiou até o início da beira-mar, a apenas dois quarteirões do apartamento.



Nenhum comentário:

Frase do dia